Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 03/08/2015 14:52 | Autor: Marcos Junior

Em agosto Jacarezinho se torna roteiro das peças teatrais

O Departamento Municipal de Cultura de Jacarezinho já está realizando os preparativos para a Mostra de Teatro EnCena que acontecerá entre os dias 24 de agosto e 01 de setembro. O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e SESC.

Além das peças teatrais também haverá oficinas. As inscrições do EnCena começaram no dia 03 de agosto no Departamento Municipal de Cultura. Após dez anos de realização e consolidação, a curadoria do evento compreendeu a necessidade de intensificar e ampliar as ações de democratização de acesso ao teatro e de formação de plateia, permitindo que os bairros de Marques dos Reis e Parque Bela Vista sejam contemplados com espetáculo.

Mais do que isso, o EnCena, este ano, excederá as fronteiras locais, dirigindo-se até  os municípios de Bandeirantes e Cornélio Procópio - que acolhem os campi da UENP  para propiciar, à comunidade acadêmica e à comunidade externa, o que há de melhor das artes cênicas no país. É nesse viés que a curadoria, composta por membros da Prefeitura de Jacarezinho, UENP, SESC e Conselho Municipal de Cultura, pretende, gradativamente, difundir o teatro por todo o Norte do Estado.

No tocante aos espetáculos em cartaz este ano, vale frisar que boa parte deles apresenta uma reflexão existencial, explorada por uma pluralidade de linguagens de cada Companhia. Assim, tudo começará com a troca de confidências das "Mulheres da Rua 23", para, em seguida, apreciarmos a sutileza, a ironia e o humor manifestadamente presente em "Memórias Póstumas + Machado de Assis".

"E se eu morresse amanhã"? Bem, certamente, pediríamos a você que deixasse isso para lá, para não perder um só instante do "Baile dos Anastácio", para poder acompanhar a atrapalhada angústia de Elliot, em BLOW; para compreender que "Um avental todo sujo de ovo" tem seus motivos para estar assim; e, finalmente, apreciar "Duas criaturas gritando no palco" do CAT. Prestigie o XI EnCena. Delicie-se com espetáculos que o farão refletir sobre a existência humana - como em "Eu não Sou Cachorro" - e não se esqueça de que a vida tem que estar sempre com "Este lado para cima".

A venda dos convites começa a partir do dia 19 de agosto no Conjunto Amador de Teatro (CAT). Sendo que o valor é de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada). Esta última será feita somente mediante a carteirinha de estudante ou declaração. Estes documentos deverão ser apresentados no ato da compra.

PROGRAMAÇÃO:

24/08 - 20h30 - AS MULHERES DA RUA 23 (CAT)

25/08 - 20h30 - MÉMORIA PÓSTUMAS + MACHADO DE ASSIS (CAT)

26/08 - 20h30 - SE EU MORRESSE AMANHÃ (CAT)

27/08 - 20h30 - DUAS CRIATURAS GRITANDO NO PALCO (CAT TEATRO DE ARENA)

28/08 - 20h30 - EU NÃO SOU CACHORRO (CAT TEATRO DE ARENA)

29/08 - 20h30 - G2 CIA. DE DANÇA | TEATRO GUAÍRA

30/08 - 20h30 - AVENTAL TODO SUJO DE OVO (CAT)

ESTE LADO PARA CIMA

31/08 - 20h (LOCAL: PR 160, KM 0 Saída para Leópolis em Cornélio Procópio)

01/09 - 16h (LOCAL: Rodovia BR 369 Km 54 Vila Maria em Bandeirantes)

O BAILE DOS ANASTÁCIO