Dados prévios do Censo 2022 mostram que Jacarezinho voltou a ter mais de 40 mil habitantes após 30 anos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município teve crescimento populacional depois de duas quedas consecutivas do número de moradores em levantamentos anteriores.
No Censo 2022 foram contabilizados o total de 40.356 habitantes em Jacarezinho, o que representa um aumento populacional de 3,2% com relação a contagem anterior, feita em 2010 e que apontava 39.093 moradores no município.
De acordo com os dados do Censo, a única vez que Jacarezinho havia batido a casa dos 40 mil residentes foi em 1991, quando a contagem do IBGE apontou para uma população de 40.867 pessoas.
Na oportunidade, o município vinha de uma importante ampliação do número de moradores, uma vez que o Censo anterior, realizado em 1980 apontava 38.926 habitantes – e que por sua vez também representava aumento no comparativo da época, já que no levantamento de 1950 a população era de 34.405 pessoas.
Nos dois recenseamentos seguintes após a década de 90, porém, houve redução populacional em Jacarezinho, com duas quedas consecutivas: 39.625 moradores em 2000 e os já citados 39.093 habitantes em 2010.
É importante frisar que os dados são prévios, e o IBGE ainda divulgará os resultados completos com maiores detalhes sobre a população de Jacarezinho. Ainda vale destacar que moradores que não foram entrevistados devem ligar para o Disque Censo, no número 137. A ligação é gratuita e pode ser feita de fixo ou celular das 8h às 21h30, todos os dias da semana.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.