Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 18/10/2010 08:59 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: Welk Daniel

Inaugurado IF Pr. Jacarezinho

Foi inaugurado nesta sexta-feira (15), dia dos professores, o campus do Instituto Federal de Jacarezinho. A cerimônia foi realizada simultaneamente nas unidades de Telêmaco Borba, Umuarama e Paranavaí. O evento foi transmitido via satélite para todo o país, por meio da NBR (a TV do Governo Federal) e pela TV MEC.
Em Jacarezinho a Prefeita Tina Toneti, acompanhada dos deputados Alex Canziani e Luiz Cláudio Romaneli, ocupou o palco de inauguração ao lado do Diretor do IF- Campus Jacarezinho, Gustavo Villani Serra e da Presidenta da Câmara de Vereadores, Maria Luiza Boberg.

Representando a comunidade acadêmica do IFPR, a estudante do curso técnico em Alimentos do Campus Jacarezinho, Camila Pereira, também ocupou um assento ao lado das autoridades presentes.
Além de autoridades do município e da região, o auditório do Instituto Federal foi tomado por convidados e comunidade em geral que prestigiaram o evento.
O governador do Paraná, Orlando Pessuti, estava no Campus Telêmaco. Ele parabenizou o Governo Federal pela interiorização do Ensino Profissionalizante: \"Quando era adolescente, nós não tínhamos a oportunidade que milhares dos jovens do Paraná terão daqui para a frente; só pude começar a frequentar uma boa escola aos 18 anos de idade, porque nessa época não se pensava a Educação como ela deve ser pensada, como algo com poder de mudar a realidade social e econômica de um país\". \"É esse presidente, metalúrgico, que tantos criticam por não ter diplomas, que está à frente de uma verdadeira revolução na Educação brasileira\", disse.
A Prefeita Tina Toneti, deu um dos depoimentos mais emocionantes do encontro. Ela relembrou a infância e as dificuldades enfrentadas pela família para que ela pudesse estudar. \"Eu tive de desistir do curso de música na Universidade Federal do Paraná (UFPR) porque não tínhamos dinheiro para eu me manter em Curitiba; mas superamos esta e outras dificuldades; hoje, depois de muita luta, a filha do feirante e o operário (o presidente Lula), estão entregando à comunidade de Jacarezinho uma escola do porte do IFPR\", disse.
Juntos, os quatro campi inaugurados oferecem, para o ano que vem, 970 vagas em 23 cursos técnicos, todos públicos e gratuitos. As inscrições para o processo seletivo 2011 estão abertas e podem ser efetuadas pelo site www.jacarezinho.ifpr.edu.br até o dia 8 de novembro.
Em todo o país, são 38 institutos e 340 campi, que somam 337 mil matrículas em cursos técnicos, educação de jovens e adultos, cursos superiores de tecnologia, licenciaturas e pós-graduação. Até o final do ano, serão pelo menos mais 14 unidades, alcançando a meta de 354 escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.