Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 06/08/2015 15:24 | Autor: Marcos Junior

Educação Municipal é levada a sério em Jacarezinho

O município de Jacarezinho tem muito que comemorar na área da Educação Municipal. O índice de investimento na área é de 33% (sendo que a Lei de Responsabilidade Fiscal exige o mínimo de 25%), que envolve também Cultura e Esportes. O reflexo já foi sentido no último levantamento do Índice de Desenvolvimento de Desenvolvimento da Educação (IDEB) com o crescimento para 5,4, sendo maior que a média nacional que é de 5,2.

Um grande cuidado tomado foi não permitir que os alunos com déficit de aprendizagem prossigam sem estar devidamente avaliado pelo setor responsável Psicoeducacional. A Secretaria Municipal de Educação também tem uma equipe de formadores que realiza capacitações para os professores da rede municipal.

No mês de junho o prefeito Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio, e a Secretaria Municipal de Educação Danielle Cristine Silvano Cruz receberam em Fortelaza (CE) a "Comenda de Ouro da Educação Brasileira" durante o XVII Seminário Nacional das Melhores Administrações do Brasil.

Para o prefeito de Jacarezinho é um trabalho em conjunto com todos os funcionários do setor. "A equipe sempre está bem capacitada e com vontade de trabalhar em prol da melhoria na educação jacarezinhense. Isto reflete diretamente no ensino de nossas crianças", comenta Dr. Sérgio.

As unidades escolares também recebem atenção especial na parte estrutural. Somente em 2014 foram dez estabelecimentos que passaram por algum tipo de atendimento. "Realizamos visitas constantes nas escolas e conversamos com a direção e equipe pedagógica para saber a necessidade de cada uma. Esta é uma solicitação do prefeito Dr. Sérgio sobre o diálogo em busca da melhoria", enfatiza Danielle Cristine Silvano Cruz.

Outro ponto que o investimento tem sido importante na área educacional é a merenda escolar. O investimento ultrapassa R$ 1 milhão e o cardápio é feito conforme as normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FND). "Existem capacitações com os funcionários que aprimora a mão de obra", argumenta.

O transporte escolar também é um quesito levado muito a sério. Atualmente são 28 linhas (sendo dez próprias e 18 terceirizadas) que atendem diariamente mais de 500 estudantes. "Todo inicio de ano o Departamento Municipal de Transporte Escolar realiza vistoria nos veículos para darmos atendimento de qualidade aos alunos", explica Danielle Cruz.

Esportes

O esporte amador de Jacarezinho foi destaque em níveis regional e estadual nos últimos dois anos. O investimento da prefeitura, através do departamento municipal de Esportes, reflete nos resultados obtidos nas modalidades de futebol de campo, ginástica artística, atletismo, corrida, jogos escolares, entre outras atividades.

A Escolinha Municipal de Atletismo é destaque a nível estadual. Recentemente três atletas (Maria Júlia Marcelino Queiroz, Gabriela Diniz da Silva e Maria Vitória Davi de Souza) foram selecionadas para participarem do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP - 2016).

Na parte estrutural, três grandes palcos esportivos do município estão recebendo atenção especial. Através da Licitação Tomada de Preços 001/2015 haverá melhorias e iluminação na Pista de Skate, Ginásio de Esportes Cássio Arantes e Estádio Municipal Pedro Vilela. O prefeito semanalmente passa pelos locais para verificar o andamento das obras. "Serão três pontos que estarão iluminados para a utilização de atividades esportivas durante a noite. É um projeto que estávamos em busca de parcerias, mas iremos realizar com recurso próprio", argumenta Dr. Sérgio.

Cultura

Na área cultura o município de Jacarezinho é referência no Estado do Paraná e também no Brasil. Durante o mês de fevereiro é realizado o tradicional desfile de Carnaval com Escolas de Samba que atrai mais de dez mil pessoas por noite de toda a região.

Já no mês de julho acontece a Feira Agropecuária que em quatro dias de festa atrai mais de 100 mil pessoas. Além disto, em agosto o município se torna rota do teatro nacional com o Festival EnCena, onde artistas consagrados atuam em palcos jacarezinhenses à preço popular.

Outro evento que é conhecido nacionalmente é o Festival Jacarezinhense de Canção (FEJACAN). Durante três dias, instrumentistas e cantores de todas as regiões do país apresentam composições e performances musicais, tornando o festival uma vitrine da diversidade cultural brasileira. O Fejacan desempenha o papel de oferecer um espaço privilegiado para a música autoral, estimulando a produção local e levando à região do norte pioneiro toda a expressividade da música brasileira.