A primeria edição do Festival Okê Arô 2025 encerra sua programação nesta quinta-feira, 27 de novembro, às 20h30, com o espetáculo AxÉstético, que será apresentado no Conjunto Amadores de Teatro (CAT), com entrada gratuita.
O AxÉstético é um projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal e do Ministério da Cultura, sendo desenvolvido de forma autônoma e executado integralmente com recursos federais. Em Jacarezinho, o espetáculo integra a programação do Festival Okê Arô em caráter de parceria institucional, compondo a agenda do mês da Consciência Negra.
Com uma proposta que articula narrativas, canto-imagem-conto, música, projeções e performance, o AxÉstético promove uma imersão sensível nas corporalidades afrodiaspóricas e na memória ancestral afro-brasileira. A cena reúne elementos da oralidade, da espiritualidade e da cultura negra, valorizando tradições e criando pontes entre arte, território e identidade.
Sobem ao palco CACosta, Tons Afro, Mestre Capu, James Rios, Vanessa Machado, Willians Alexandre e Fernando Bessa, artistas que trazem repertórios, vivências e sonoridades diversas da arte negra contemporânea. O encontro combina poesia, percussão, canto e visualidades, oferecendo ao público uma experiência estética potente e plural. O espetáculo contará com intérprete de libras.
Ao integrar o Festival Okê Arô, o espetáculo reforça o compromisso da cidade com a promoção das culturas afro-brasileiras e com a ampliação do acesso a produções que fortalecem a construção de identidade, pertencimento e memória coletiva.
Espetáculo AxÉstético – Encerramento do Festival Okê Arô
27 de novembro (quinta-feira)
20h30
Conjunto Amadores de Teatro (CAT)
Entrada gratuita