A prefeitura de Jacarezinho deu início à realização de avaliações oftalmológicas em alunos da rede municipal de ensino nesta quarta-feira (14). A medida faz parte do “Programa Oftalmo nas Escolas”, desenvolvido em parceria entre secretaria municipal de Saúde e secretaria municipal de Educação que tem como objetivo o diagnóstico e tratamento de possíveis problemas de visão nos estudantes.
Nesta quarta-feira as avaliações aconteceram na Escola Municipal Professora Ruth Pimentel Rocha e Escola Municipal Professora Vera Cecília Lamim. No decorrer desta e da próxima semana as avaliações irão continuar abrangendo todas as demais escolas municipais de Jacarezinho.
A princípio, o projeto beneficia alunos do 5º Ano das escolas, com estimativa de cerca de que 400 estudantes sejam avaliados. Entretanto, o objetivo da iniciativa é ainda mais amplo: chegar à totalidade dos alunos da rede municipal de ensino passando pela avaliação oftalmológica ainda neste ano – cerca de 2 mil crianças e pré-adolescentes.
Após as avaliações, os alunos que sejam diagnosticados com problemas oftalmológicos serão encaminhados para o Cisnorpi (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) para sequencia do tratamento, que será totalmente gratuito.
De acordo com o prefeito Marcelo Palhares, o projeto é um reflexo da preocupação da gestão com o bem estar dos alunos da rede municipal. “Temos avanços históricos na rede municipal de ensino, com um grande programa de reforma ou ampliação de todas escolas do município e distribuição de uniformes escolares, entre tantas outras ações. Agora mais um projeto que mostra a preocupação que temos com nossos alunos. Sabemos que um problema de visão não diagnosticado pode prejudicar e muito a vida escolar de uma criança, então vamos atuar para que nenhum aluno nosso sofra com isso”.
Para a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Patrícia Martoni, o trabalho é mais um no intuito de melhorar a qualidade do aprendizado. “Desde o começo da gestão o desafio é sempre em promover um ensino de qualidade aliado com as melhores condições oferecidas aos alunos. E esse é mais um projeto que vem reforçar todo esse contexto”, pontua.
Para o secretário municipal de saúde, João Luccas Thabet Venturini, “projetos dessa magnitude reforçam a importância da atuação em rede entre as secretarias, garantindo eficácia e qualidade de vida aos nossos jovens”.
O “Programa Oftalmo nas Escolas” é uma realização da prefeitura de Jacarezinho através das secretarias municipais de Saúde e de Educação, com emenda impositiva da vereadora Luciane Alves.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.