Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 17/01/2008 15:44 | Autor: Dep.Comu.

Sede da Secretaria de Educação passa por reformas

O prédio do Hotel Municipal, sede da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes desde setembro de 2005, está passando por reformas. A colocação do novo telhado teve início ontem, 15, e os primeiros preparativos para a pintura externa já começaram. A atual cor mostarda será substituída pelo verde alecrim, que se aproxima mais da original - o prédio foi inaugurado em 1944 - e as bordas das janelas continuarão brancas. Segundo a secretária da Educação, Professora Laura Lemos Gomes do Amaral, a inscrição em baixo relevo de "Hotel Municipal" será mantida pois "a intenção é fazer a manutenção preservando o máximo possível". Professora Laura ainda ressaltou que o prédio pode ser alterado por não ser tombado e que a opção por resgatar a imagem original foi uma requisição da prefeita Tina devido à importância histórica para o município. "No hotel eram realizados sarais, eventos sociais e já hospedou até um presidente da República", disse a secretária.

A expectativa da secretária, professora Laura, e da diretora de Educação, Maria Augusta Cássia de Aguiar Leite, é que a atual reforma termine na primeira quinzena de fevereiro e que em breve possa início a uma nova etapa onde serão recuperadas a pintura interna e os pisos.

A troca do telhado, pintura externa e colocação do luminoso de identificação da Secretaria custará aproximadamente R$ 70 mil reais, com recursos da própria Prefeitura aprovados para o orçamento de 2007.

História

A construção do prédio foi motivada pela visita que o então presidente, Eurico Gaspar Dutra, faria à região Norte do Paraná. Pela falta de um hotel digno de hospedar o representante máximo do país, o interventor do Estado, Manuel Ribas, ordenou que se construísse o hotel em Jacarezinho. Depois de passar por muitos outros arrendatários e perder o glamour que marcou seus tempos áureos, em setembro de 2005, o hotel passou a ser a sede da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes.