Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 21/12/2007 17:12 | Autor: Dep. Comu.

20/12/2007 UMA DATA HISTÓRICA PARA JACAREZINHO!

O evento contou com as presenças dos Srs., Irineu Colombo – Coordenador das implantações dos IFETs no País pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação – SETEC/MEC, do Professor Alípio Santos Leal – Diretor da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná e futuro Reitor do IFETPr, do Bispo de Jacarezinho Dom Fernando José Penteado – Reitor da UENP, do Professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo - Vice-Diretor da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, do Deputado Federal (PT) Ângelo Vanhoni – grande responsável pela vinda do IFET para Jacarezinho, Deputado Federal Alex Canziani (PTB) – Presidente da Frente Parlamentar pelo Ensino Técnico Profissionalizante, do Dr. Walter – representando o Deputado Federal (PT) André Vargas e do Vereador Jose Izaías Gomes (Zola) – Presidente da Câmara de Jacarezinho.

A audiência se deu nas dependências do Teatro do CAT – Conjunto Amadores de Teatro, que ficou totalmente tomado com a presença maciça dos representantes dos diversos segmentos da sociedade local e regional.

O evento se desenvolveu em duas etapas:

A primeira, presidida pela Prefeita de Jacarezinho Valentina Helena de Andrade Toneti (Tina Toneti), constou de uma agenda política onde, após a abertura dos trabalhos pela Prefeita, fizeram uso da palavra os Deputados e o Sr. Bispo.

Merece destaque a participação dos Movimentos Populares e de representantes de diversas entidades de classe, empresários e professores, que não se contiveram quando adentrou ao recinto o Deputado Federal Angelo Vanhoni, e em pé, recepcionaram-no com uma calorosa salva de palmas.

A segunda parte, presidida pelo Professor Irineu Colombo, tratou apenas de aspectos técnicos da implantação e uma apresentação do próprio IFET à comunidade. Nesta parte contamos com a participação do Professor Alípio Santos Leal e pessoas da comunidade.

Esta Audiência inaugura nova fase no processo de implantação do IFET em Jacarezinho, onde a partir do estudo dos arranjos produtivos locais e regionais, considerando os recursos disponibilizados pelo orçamento da União, serão definidos os cursos a serem oferecidos. Daí a relevância da participação da comunidade.

No mesmo dia, à tarde, os técnicos do ministério, acompanhados da Prefeita, Secretários e Vereadores visitaram a área adquirida pelo município e que será doada para a construção do IFET. Para felicidade geral, não pouparam elogios ao local escolhido, ressaltando a beleza da paisagem e a topografia do terreno, que corresponde a uma área de 3,7 alqueires e foi adquirida com a participação de algumas empresas da região, a saber: Usina Jacarezinho; Colchões Castor (de Ourinhos); Usina Casquel (de Cambará); BBA (de Jacarezinho); Dalom (de Jacarezinho).

Outras Empresas participaram concorrendo com outros serviços ou bens, como foi o caso da Construtora Guerra (de Jacarezinho), Certano (de Cambará) e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior que se comprometeu com os Laboratórios.

"Se, investir em educação é investir no futuro, pode-se dizer que em Jacarezinho a Prefeitura, o Estado e os Empresários constroem juntos um futuro melhor para Todos e Todas. " Concluiu a Prefeita Tina.