Educação, Cultura e Esportes

 

Publicado em: 22/11/2007 09:19 | Autor: Dep.Comu.

Ballett de Londrina apresenta :"DECALQUE" Cine-Iguaçu 20h.


Whatsapp

 

 Dentro do projeto de Apoio à Circulação de Espetáculos de Dança promovido pela Secretaria de Estado da Cultura. A apresentação na cidade conta com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Jacarezinho.
"Decalque" é um espetáculo de dança contemporânea dirigido e coreografado por Leonardo Ramos e baseado no drama "Romeu e Julieta", de Shakespeare. No entanto, a idéia não é contar linearmente a tão conhecida história dos dois amantes de Verona, mas apenas fazer aparecer ou surgir lembranças que quase todas as pessoas guardam na memória sobre a história.

Em "Decalque", mais que a narrativa, o que se explora, são os aspectos universais vividos pelos personagens como a questão do destino, da solidão, da paixão, da proibição, da morte. O público, por vezes, encontrará referências claras ao enredo, mas isso logo é esquecido, ficando aquilo que foi o motivo da criação: o movimento. Não há só um Romeu ou uma Julieta. Os bailarinos se revezam nestes papéis nas mais diversas combinações e fragmentos de cena se reproduzem, como que por decalque, com diferentes bailarinos, em diferentes momentos.

Com nove jovens bailarinos, "Decalque" se utiliza de vigorosos e exigentes movimentos de solo. Em cerca de uma hora de dança de qualidade, tem-se uma bem realizada exploração de eixos de equilíbrio e de possibilidades de locomoção, que colocam o elenco, quase o tempo todo, no chão, andando de joelhos, nos cotovelos, usando costas e quadris.

Visto por mais de três mil pessoas, "Decalque" estreou em junho, escalado na 39ª edição do Festival Internacional de Londrina (Filo). Depois passou por Piracicaba (SP), Cascavel (PR) e São Paulo. Entre 32 trabalhos inscritos, foi selecionado para encerrar a 3ª Mostra de Dança Contemporânea de Itajaí (SC), no último dia 28. Em junho de 2008, deverá representar o Brasil no XX Danza Nueva Festival de Lima (Peru), junto com grupos de dança contemporânea da América Latina, EUA e Europa.

Por onde passou, o espetáculo recebeu elogios, principalmente da crítica especializada.

Helena Katz, do jornal O Estado de São Paulo, se refere à montagem, como um "decalque de qualidade e equilíbrio", no título do texto publicado na edição de 03/07/07. Para Helena, a nova produção do Ballet de Londrina "soma um elenco coeso à técnica afiada".

Para Marcelo Anunciação, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, "a pesquisa de linguagem do grupo, a coreografia eloqüente de Leonardo Ramos e o nível técnico dos bailarinos também merecem aplausos. Ocupam um patamar de excelência muito aproximado. A competência destes elementos fundamentais torna «Decalque» uma atração acima da média" .

A jornalista Célia Musilli, da Assessoria de Imprensa do FILO - Festival Internacional de Londrina, no seu comentário publicado no site do Festival em 10/06/07, observa: "dos movimentos individuais e sutis à agilidade das explosões coreográficas em grupo, o Ballet de Londrina exibe a maturidade de uma companhia que conduz com coerência