Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 16/11/2007 15:33 | Autor: Dep.Comu.

Tina em Brasília

Confira a agenda da Prefeita:

Em Curitiba, foram à Secretaria de Estado de Educação (Departamento de Infra-Estrutura) falar com a professora Ana Lucia Shulhan, sobre a forma mais tranqüila para a implantação do sistema georreferencial no Município. Os alunos da rede municipal já estão matriculados obedecendo a esse critério, que tem por objetivo:

• Proporcionar aos alunos vagas nas escolas mais próximas de suas casas
  • Atender ao que determina a legislação escolar vigente
  • Diminuir os riscos que as crianças correm enquanto permanecem dentro dos ônibus escolares
  • Encurtar o tempo de ida e vinda no trajeto para as escolas
  • E também diminuir os gastos com transportes.

“Colocaremos as crianças para estudar perto de suas residências para que tenham mais conforto e segurança, e com essa redução no transporte investiremos na área pedagógica e na implantação do tempo integral, que é um sonho nosso”, explicou Tina.

Falou também com a professora Ana Lucia sobre a construção de Núcleos Rurais nos bairros onde se concentra o maior número de pessoas e ficou estabelecido um possível convênio entre Prefeitura e Estado para a construção de dois núcleos: um no bairro Ouro Grande, outro no bairro Dourado, região do Castilho.

Tina esteve também na COHAPAR, tratando – diretamente com a Diretora Geral, Rosangela Turra Kosak de questões habitacionais e dos R$ 500 mil do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (FNHIS). A COHAPAR aceitou ser o interveniente construtor, mas o recurso será proveniente de um convênio com a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura, suficiente para edificar 41 residências, das 98 que serão construídas no Bairro Aeroporto. Tratou ainda de assuntos relacionados à construção de 24 casas em Marques dos Reis, que provavelmente serão iniciadas no começo de 2008.

Em Brasília, Tina esteve na Câmara dos Deputados pleiteando os empenhos das emendas 2007 e soube que serão liberados recursos direcionados à revitalização da Praça Rui Barbosa, totalizando R$ 300.000,00, sendo uma de 100 mil reais, do deputado federal André Vargas e outra, de 200 mil reais do deputado federal Abelardo Lupion.

Esteve também na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) discutindo sobre os pleitos do município e conseguiu R$ 4.750.000,00 para tratamento de esgoto sanitário e abastecimento de água.

Foi ao Ministério de Turismo levar o projeto da praça Rui Barbosa.

A Prefeita e o Sr. Raul, líder do Movimento Sem Terra de Jacarezinho, estiveram no Ministério do Desenvolvimento Agrário, para ver o andamento do projeto de desapropriação das fazendas onde estão acampadas mais de cem famílias. Tina disse que a Fazenda Cambará já foi para a Casa Civil, onde será assinado o decreto de desapropriação e a fazenda Itapema entra na pauta de votação na próxima semana.

Tina foi ao Ministério de Desenvolvimento Social convidar a Secretária Executiva Márcia Lopes para a inauguração do Centro de Referência Assistência Social (CRAS) que será no próximo dia 19, às 18 horas.

Na Caixa Econômica Federal tratou de vários projetos que estão em andamento e sobre as casas populares.

Insistiu no Ministério das Cidades para que venham os recursos do FNHIS para Jacarezinho no próximo ano e assim dar continuidade à construção das casas do Bairro Nossa Senhora das Graças.

Participou do lançamento da Frente Parlamentar da Cultura com o Deputado Federal e Secretário Geral da Frente, Ângelo Vanhoni, acompanhados dos deputados Geraldo Majella e Frank Aguiar e os demais parlamentares que lançaram a Frente.

Teve a oportunidade de cantar na abertura do evento com o Deputado Federal Frank Aguiar e os demais músicos que ali se encontravam.

Tina disse que “a Frente Parlamentar é uma revolução para o Brasil”, pois “o país que não investe na cultura, dificilmente terá um futuro, pois não preserva o seu passado e seu presente”.