Desenvolvimento Urbano

Publicado em: 11/10/2007 15:35 | Autor: Marcos Brito,assessor Amunorpi

4º Encontro de Líderes Públicos

A declaração do secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, de que cerca de 80 por cento dos municípios paranaenses concluíram ou estão com o Plano Diretor em andamento, motivou a maioria dos prefeitos e lideranças que participaram esta semana da abertura do 4º Encontro Regional de Líderes Públicos. Segundo o Secretário o Paraná vive neste momento uma experiência única no Brasil em termos de planejamento regional e municipal. "Nós já temos 80% dos nossos municípios com planos diretores, quer concluídos ou em fase de elaboração, e ao mesmo tempo está colocando em prática uma política de desenvolvimento que privilegia as regiões mais carentes do Estado. Foi com a retomada do planejamento que o Governo começou a transformar o Paraná, tanto que os investimentos do Estado não ficam mais restritos, como ocorria no passado, à Grande Curitiba e aos eixos Londrina-Maringá e Toledo-Cascavel-Foz do Iguaçu. Hoje, os investimentos e as ações são levados a todas as regiões, num grande esforço para reduzir os índices de desequilíbrio e aumentar os níveis de renda, emprego e desenvolvimento", destacou Forte Netto. Como exemplo da retomada do desenvolvimento planejado, Forte Netto destacou a instalação em Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, de uma indústria de mecatrônica-robótica. "Graças ao programa Paraná Urbano, vamos financiar a construção de quatro barracões, com área total de 2 mil metros quadrados, para abrigar esta pioneira indústria. A iniciativa significa um futuro de crescimento para a região e ela se torna viável porque o Governo do Estado trabalha em parceria com os municípios para implementar projetos que promovam a geração de renda e a criação de empregos",destacou o secretário. A prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, aproveitou o encontro regional de líderes públicos para fazer um agradecimento ao Governo do Estado pela instituição do programa de financiamento de máquinas e equipamentos rodoviários (Promap). "Depois de 36 anos, o município pôde adquirir duas moto niveladoras por meio do financiamento de R$ 1 milhão", disse a Prefeita.