Cultura

 

Publicado em: 11/11/2025 10:14 | Fonte/Agência: Departamento de Cultura

Jacarezinho celebra o Dia da Consciência Negra com o Festival Okê Arô


Whatsapp

 

A Prefeitura de Jacarezinho, por meio do Departamento de Cultura, promove entre os dias 18 e 27 de novembro o Festival Okê Arô, uma ação afirmativa que celebra a cultura afro-brasileira e propõe reflexões sobre as relações raciais no município. A programação reúne contação de histórias, cortejo cultural, oficinas e apresentações artísticas que destacam a força dos territórios negros e das expressões de matriz africana em Jacarezinho.

As atividades começam no dia 18 de novembro, com contação de histórias na Biblioteca Cidadã Professor Rodrigo Octávio, com sessões pela manhã e à tarde. A proposta é despertar nas crianças o encantamento pela literatura e pela oralidade afro-brasileira, valorizando narrativas que fortalecem o pertencimento e a diversidade.

O ponto alto da programação acontece no dia 20 de novembro, feriado nacional da Consciência Negra, data que homenageia Zumbi dos Palmares e simboliza a luta do povo negro contra o racismo e pela igualdade. A partir das 16 horas, a Rua Fernando Botarelli, no bairro Aeroporto, será palco de um grande desfile cultural, reunindo artistas, grupos e comunidades tradicionais da cidade.

O Festival Okê Arô – Consciência Negra contará com apresentações do Toneladas de Maracatu, Grupo de Capoeira Modelo e Cidadania, GRECES Acadêmicos Capiau, GRECES União de Bairros, Grupo Tons Afro, Bloco Obatalá e Terreiros de Jacarezinho. 


Encerrando o festival, no dia 27 de novembro, o Conjunto Amadores de Teatro (CAT) recebe o espetáculo AxÉstético, às 20h30. O show reúne artistas como CACosta, Tons Afro, Vanessa Machado, Mestre Capu, Willians Alexandre e Fernando Bessa, em uma apresentação que une música, performance e espiritualidade afro-brasileira.

O Festival Okê Arô – Consciência Negra é uma realização da Prefeitura de Jacarezinho, por meio do Departamento Municipal de Cultura, com apoio da Associação de Moradores do Bairro Aeroporto e de grupos culturais e comunidades tradicionais do município.


Imagens