Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 16/09/2011 18:32 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura divulga Semana do Idoso 2011

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho, Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Serviço Social do Comércio (SESC) e Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial (SENAC) divulgaram hoje a programação completa da Semana do Idoso de Jacarezinho – edição 2011, que será realizada de 26 de setembro a 1º de Outubro.

Dentro do poder público municipal, estão envolvidas na organização as Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura e Esportes. O Dia do Idoso é comemorado em todo o país em 1º de Outubro desde 2006, ano em que foi criado o Estatuto do Idoso.

Apóiam a semana a UNIMED, o Instituto Federal (IF), o Corpo de Bombeiros e a Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Diversas atividades em todas as áreas do conhecimento, artes, exercícios físicos, cuidados com a saúde e com a estética foram preparados para os seis dias de comemoração.

Agenda aprovada pelo Conselho Municipal do Idoso, cuja chapa, eleita em 2010, tem Pedro Correia Neves, 66, como presidente. “A pauta está excelente. É isso mesmo o que tem que fazer. Acho que esta programação vai auxiliar e contribuir com os idosos de nosso município”, falou.

Para Neves, o principal problema enfrentado pelos idosos jacarezinhenses ainda são o esquecimento e os maus-tratos, “às vezes até mesmo pela própria família”, como ele mesmo cita. Quando há casos deste tipo, o Conselho aciona diretamente o setor de Assistência Social e a própria Educação, que toma as providências ou encaminha a órgãos competentes.

A secretária Executiva dos Conselhos Sônia Inês Zanette Assolari salienta a atuação da equipe da gestão da prefeita Tina Toneti, que tem colaborado em tudo o que precisa ser feito para a melhoria das condições e da qualidade de vida dos idosos.

Em 2012, haverá uma nova Conferência e outro grupo será eleito para o Conselho do Idoso. As reuniões são mensais, sempre na primeira sexta-feira de cada mês e são debatidos assuntos diversos, principalmente ligados à infraestrutura ofertada, Saúde e defesa dos direitos do idoso.

Confira abaixo a programação completa:

Segunda-feira - 26/09

9h – Abertura Solene da semana, na Praça Rui Barbosa

Terça-feira - 27/09

8h30 – Palestras no CAT

Comidas Saudáveis e não Saudáveis (IF)

Prevenção contra acidentes na melhor idade (Corpo de Bombeiros)

14h às 17h – Na Associação Grupo Viva Vida Terceira Idade haverá pintura em tecido (As inscrições deverão ser realizadas antecipadamente no Dep. de Cultura).

Quarta-feira – 28/09

No período da manhã – aulas especiais nas Academias da Terceira Idade (Centro, Aeroporto e Jardim Castro)

14h – Visita ao Santuário Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt seguida de Missa e atividades recreativas.

Quinta-feira – 29/09

8h30 – Início da caminhada da Praça Rui Barbosa até a Rodoviária Nova.

Sexta-feira – 30/09

14h – No Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da Vila São Pedro serão ofertadas atividades físicas e palestras com técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social. Tema: Saúde do Idoso.

15h - Visita ao Asilo: apresentação de música (Dep. de Cultura)

Sábado – 01/10

9h em diante – Atividades como: exames de glicemia e colesterol, café da manhã, palestra motivacional, dinâmicas de grupo, almoço e um Baile para a Terceira Idade. Local: Jacarezinho Clube.

15h – Missa especial aos Idosos na Paróquia Sagrado Coração de Jesus seguida de confraternização.

Obs: As inscrições para a pintura em tecido (ter e qui) deverão ser feitas antecipadamente no Departamento de Cultura, antigo Hotel Municipal, em frente à Praça Rui Barbosa.

Obs 2: As inscrições para corte de cabelo, coloração, escova e maquiagem (programado para seg, ter, qua e qui às 19h30) devem ser feitas antecipadamente no SENAC (Rua Santos Dumont, 131).