Administração

Publicado em: 06/09/2011 15:46 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Semana da Pátria

Em cerimônia realizada na Praça Rui Barbosa na manhã desta segunda-feira, a prefeita Tina Toneti declarou aberta a Semana da Pátria 2011. O próximo compromisso pátrio é amanhã, com o desfile de 7 de Setembro, a partir das 8h na rua Paraná.

Após a execução dos hinos Nacional, do Paraná e de Jacarezinho e hasteamento dos pavilhões pela prefeita, vereador Edílson da Luz e Sub-tenente Aguiar, o secretário de Gabinete Felippe Toneti nomeou as autoridades presentes, secretário de Planejamento Nelson Paulino Leite, de Agricultura José Antonio Costa, de Educação Laura Lemos Gomes do Amaral e de Administração João Luccas Thabet.

Em seu discurso, a prefeita Tina agradeceu aos estudantes que ali estavam simbolizando a juventude jacarezinhense. "Amanhã completará 189 anos que a Independência do Brasil foi declarada. É um momento importante / patriótico para refletirmos sobre o nosso papel no desenvolvimento e na soberania de nosso país", disse a prefeita, que ainda agradeceu ao Tiro de Guerra, ao Corpo de Bombeiros e ao Departamento de Esportes pela colaboração no evento.

Foi do Departamento de Esportes, comandado pela diretora Nilda Graciliano, de onde partiu a ideia de inserir o fogo simbólico da Pátria na cerimônia deste ano. O fogo foi trazido rua Paraná abaixo pelo caminhão do Corpo de Bombeiros. Foi recebido na Praça pela prefeita Tina Toneti ao som da música Carruagem de Fogo. A pira foi acesa e só será apagada amanhã, depois das comemorações do dia da Independência.

Já no decorrer da manhã, alunos do Colégio Estadual José Pavan mantiveram guarda do Fogo Olímpico. Durante a tarde, a responsabilidade ficou a cargo de doze alunos da Escola Estadual Imaculada Conceição (13h às 17h). Na manhã de hoje, houve novo hasteamento dos pavilhões às 7h30. Os guardiões do fogo simbólico foram então nove estudantes do Colégio Estadual Rui Barbosa (8h ao meio-dia) e doze atiradores do Tiro de Guerra (13h às 17h), que continuam no local.

Como já anunciado em matéria anterior, o desfile cívico-militar está programado para as 8h30 do dia 7 de setembro, quarta-feira, com concentração às 8h. Antes disso, também as 7h30, as bandeiras serão novamente hasteadas em frente à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, em frente à Praça Rui Barbosa. Neste ano, é lá também onde ficarão as autoridades para acompanhamento do desfile.

O desfile discorrerá normalmente pela rua Paraná na seguinte ordem:

1.       TIRO DE GUERRA

2.       2º BATALHÃO DE POLICIA MILITAR