Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 06/09/2011 14:43 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura sai na frente e implanta tempo integral em duas escolas

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho realizou na manhã de ontem a abertura oficial do Programa Mais Educação, o qual fixará a permanência dos alunos da rede municipal em tempo integral. Por enquanto, o Complexo Educacional Gastão de Mesquita Filho (Jardim Panorama) e o Complexo Educacional Raphael Fagá (Jardim São Luiz) são as Unidades em que o programa será implantado, por indicação do MEC.

A cerimônia foi no Jardim Panorama, com a presença da prefeita Tina Toneti, da diretora do Complexo Zélia do Carmo Nogueira, da secretária Municipal de Educação Laura Lemos Gomes do Amaral, do secretário de Planejamento Nelson Paulino Leite, do secretário de Gabinete Felippe Toneti, do professor do Instituto Federal Gustavo Villani Serra, do 3º sargento do Corpo de Bombeiros Marcos Coelho, do instrutor do TG 05-007 Willian José de Aguiar e da diretora geral Municipal de Educação Viviane Cristina dos Reis Ferreira. As crianças foram conduzidas para fora das salas e apresentaram números de dança e canto, acompanhadas de uma professora.

A prefeita Tina Toneti ressaltou que este projeto é um “sonho” desde o início de sua gestão. “Quando a gente começou, muitas destas escolas não existiam. Portanto, não tinha como investir pedagogicamente sem a estrutura física. Por isso o desafio foi maior, porque tivemos que construir primeiro para depois aprimorar o Ensino ofertado”, falou. Sobre a região do Complexo, Tina disse que quando começou a governar, o pessoal tinha vergonha de morar no Jardim Panorama. “Hoje, com essa Escola maravilhosa, com a pavimentação da avenida 2, com a estruturação dos postes de acesso e o Instituto Federal, virou motivo de orgulho e valorização ter sua casa neste bairro”, comentou.

A diretora do Gastão de Mesquita Filho Zélia Nogueira disse que se tratava de um dia muito importante. “Agradeço aos pais, à professora Laura, à Tina e à minha equipe por acreditar. Tenho certeza que vai dar certo. Os alunos vão ficar das 7h às 17h na escola, tomando café, almoço e lanche da tarde aqui.

De acordo com a secretária da pasta relacionada, Profª  Laura Amaral, essas escolas e as pessoas que delas desfrutam – alunos, professores, pais e comunidade – entrarão para a história da Educação de Jacarezinho. “Um dia vocês dirão com orgulho: “Eu fui aluno da primeira turma que ficou o dia inteiro na escola”, comentou. Sobre as melhorias agregadas com esta forma de Educação, a secretária disse que o sistema vai facilitar para os pais e o aproveitamento escolar tem tudo para melhorar, pois às crianças serão ofertadas, além do reforço escolar, atividades de Cultura, Esporte e Lazer.

O Instituto Federal é parceiro do projeto Mais Educação porque disponibilizará seus laboratórios para o uso dos alunos do Gastão dentro do período integral.