Geral

Publicado em: 29/08/2011 11:55 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Secretaria de Saúde ataca o cigarro em todas as frentes

Hoje, 29 de Agosto, é o dia nacional de combate ao fumo. Para marcar a data e intensificar o combate ao tabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou força tarefa na última quinta-feira.

Durante todo o dia, a ação foi responsabilidade da atenção básica de Saúde. Todos os agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município realizaram trabalho de orientação e conscientização.

Cartazes também foram colados em estabelecimentos comerciais. Hoje é proibido por lei fumar em instituições públicas e em qualquer lanchonete, bar ou restaurante.

Cristiane Maria Leal (foto), agente do Posto de Saúde do Parque Bela Vista, explicou que cada profissional ficou responsável por sua microárea e todo o espaço alvo foi coberto.

Na noite de quinta, sob coordenação de Luiz Carlos Ferreira (foto), a Vigilância Sanitária realizou blitz nos bares e estabelecimentos da cidade que ficam abertos no período da noite, mas nenhuma irregularidade foi encontrada.

O uso do cigarro dentro dos estabelecimentos é passível de multa para o proprietário. Nem mesmo nas mesas externas é permitido que se fume.

Pare de fumar hoje mesmo!

A secretária Municipal de Saúde Andreia Kalil informa que Jacarezinho oferece também Programa específico para quem deseja parar de fumar. Os interessados devem procurar a assistente social Renata (das 8h ao meio dia e das 13h às 17h) no Posto de Saúde Central.

São feitas reuniões todas as segundas-feiras. São grupos (anônimos – ninguém é identificado) de até quinze pessoas com acompanhamento total da equipe da Saúde.

A Secretaria disponibiliza toda a medicação fornecida pelo Estado (adesivos, gomas e remédios). “Acho importante esta data para reforçar na cabeça das pessoas que o cigarro mata. E quem quer parar de fumar, tem que procurar ajuda porque dificilmente alguém consegue sozinho”, comentou Andréia Kalil.

Campanha nacional

A Campanha do Ministério da Saúde "Viver bem é viver com saúde. Fique longe do cigarro" está disponível no site www.saude.gov.br. A mobilização nacional é fruto de parceria entre o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério. A data foi criada em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488. O objetivo, segundo texto oficial, é “reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco”.

No último dia 22, foi regulamentada por meio do Decreto 7555/2011 a Medida Provisória 540/2011, que prevê aumento nos impostos agregados ao cigarro, além da fixar preço mínimo de venda do produto em pequena escala.