Planejamento

Publicado em: 28/08/2011 20:11 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeita Tina visita obras do PAC

A prefeita Tina Toneti visitou na última quinta-feira obras do PAC que estão a todo vapor  em Jacarezinho. Acompanhada de Edmilson Gomes da Vigilância Sanitária, do Engenheiro Civil Rogério DiCredo e do secretário Municipal de Planejamento Nelson Paulino , Tina constatou o andamento correto destas obras.

Trata-se da construção de 154 Módulos Sanitários Domiciliares, com recurso federal - FUNASA, para atender famílias de baixa renda e que habitam em condições precárias.

A ação, que conta com um repasse de R$ 598,5 mil da União e 60,2 mil de contrapartida do município, consiste em dotar as residências que ainda não possuem instalações adequadas de módulos sanitários, anexos à casa,  em alvenaria, com forro em PVC, piso cerâmico, pia, bidê e chuveiro. Contará ainda com um tanque de lavar roupa no lado externo, tudo devidamente ligado na rede de esgoto.

Tina comentou o trabalho integrado de diversos setores do Município. “Importante ressaltar o trabalho técnico de educação em saúde realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento da Vigilância Sanitária que desenvolverá trabalhos juntos às famílias contempladas visando um melhor aproveitamento do investimento”, explicou a prefeita Tina.

Já o secretário de Planejamento Nelson Paulino salientou a importância de se investir na camada mais pobre da população. “É mais uma parceria da administração Municipal e governo Federal, em Jacarezinho, em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas menos favorecidas, que resultará em mais saúde e conforto para as famílias beneficiadas”, disse Nelson.

Sidnei Candido Venceslau é um dos mestre de obras da empresa Lorena & Dallamuta, ganhadora da licitação da construção. Ele explica cada etapa da construção dos módulos sanitários. “Começamos fazendo a fundação, que dura um dia, fazemos a viga, respalda (mais dois dias), reboque, encanamentos, assenta o piso e depois vem o forro PVC, faz a elétrica com caixinha de distribuição. Atendemos bem as pessoas e pretendemos deixar os negócios bem acabados. Um pedreiro e um servente fazem esse serviço em dez dias”.

Confira depoimentos de alguns dos contemplados com os banheiros:

Nilza Garcia Esteves, 44 anos. “Vai melhorar muita coisa. Para você ter idéia do estado, só olhar meu banheirinho, agora vai ser muito bom, dá para tomar um banho sossegado, um banho digno, para mim melhorou muito. Eu acho que a Tina fez muita coisa boa para a gente. Só tenho boas coisas para falar dela. Para mim, ela fez uma boa gestão”.

Maria Aparecida de Castro Barbosa, 74 anos. “O banheiro era pequeninho, sem acabamento, agora vai ficar um banheiro de rico”.

Nilton Alves, 50 anos. “A benfeitoria melhorou o telhado e agora fizeram um banheiro lá dentro. Agora estão fazendo um aqui fora. Demorou umas três semanas para fazer. Foi rápido. O banheiro era pequenininho, já passava o esgoto. O encanamento foi feito todo novo. Muito bom, bem legal”.

Geralda Ferreira da Silva, “Ta bom, melhorou bastante. Não tinha banheiro local na casa, só lá embaixo. Ele está quase pronto”.

Derziana Lemes Honório, 32 anos. “Melhorou muito, meu banheiro era muito pequeno e eu não tinha condições de comprar material para fazer outro. Para mim foi uma beleza”.

Obs: baixe os anexos do lado direito e acima <arquivos relacionados> e confira depoimentos dos contemplados com os banheiros e também explicação de um dos mestres de obra da empresa responsável pela construção