Saúde

Publicado em: 26/08/2011 18:35 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Comitê intersetorial de combate à Dengue continua se reunindo semanalmente

Na manhã de hoje, o comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue se reuniu mais uma vez. Secretários de todas as patas e diretorias compareceram para expor o que foi feito por cada setor durante a semana e ouvir as recomendações dos setores ligados à Saúde, Vigilância e Epidemiologia.

Depois dos relatos, mais estratégias de trabalho e de combate à Dengue foram discutidas. Jacarezinho está há dois meses sem casos da doença, mas o combate não pode parar.

Temos hoje instituído no município o Comitê, cujas ações foram intensificados a partir de junho deste ano, quando a prefeita Tina Toneti decretou a atualização deste. A diretora de atenção básica Cinthia Francica explicou que foi realizada nesta semana educação permanente para agentes comunitários e serviços gerais, trabalhando em cima do protocolo do Ministério da Saúde.

A diretora do Meio Ambiente Annieli Maieski disse que seu departamento tem cultivado no viveiro municipal mudas de crotalária e citronela, plantas que se configuram como alternativas no combate e prevenção à Dengue.

A crotalária porque na água que acumula, se desenvolve a larva da libélula que é predadora da larva do Aedes aegypti. E a citronela porque possui em sua composição aldeído citronelal e o geraniol, responsáveis por um cheiro que é repele o mosquito da Dengue. Ambas podem ser retiradas gratuitamente pela população. Basta entrar em contato com o departamento através do telefone 3911-3037.

O secretário Municipal de Agricultura José Antonio Costa ressaltou a importância de que as medidas de prevenção e combate sejam tomadas agora, enquanto o clima ainda não é propício para a proliferação do mosquito. "Depois, fica tudo mais difícil. Vale destacar que o grupo está integrado e agindo em conjunto, o que aumenta em muito nossa possibilidade de acerto. A Dengue é um problema de todos", falou.

Foram debatidos também problemas de limpeza do distrito de Marques dos Reis, motivo de reclamações da população. O setor de fiscalização das secretarias de Conservação e Desenvolvimento Urbano apresentaram balanço das notificações feitas em todas as regiões da cidade. Se estes moradores notificados não se atentarem e limparem seus quintais ou terrenos baldios em prazo de dez dias, serão multados.

“Mais uma vez estamos aqui preocupados com a Dengue no próximo verão. Para isso, precisamos que a população também se preocupe. O clima agora não é propício para o desenvolvimento do mosquito, mas o Verão está chegando. Temos que ficar atentos”, falou o diretor de Vigilância Sanitária Luiz Carlos Ferreira.

Dengue, se você agir, podemos evitar.