Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 17/08/2011 13:31 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura implementa projeto para grávidas

Começaram ontem as atividades referentes ao projeto “Grávida sim, sedentária não”, idealizado e realizado pelo Departamento Municipal de Esportes com o apoio da Secretarias de Saúde e de Assistência Social. O programa, pioneiro em nossa região, quer conscientizar e ajudar as gestantes a estabelecerem um estilo de vida ativo. Ele continuará sendo realizado todas as terças-feiras, a partir das 12h15, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança (Parque Bela Vista).

De acordo com o material divulgado pelo Departamento, fazer exercícios durante a gestação reduz os riscos de doenças como diabetes gestacional, além de diminuir as chances de obesidade após o parto. O período gestacional é um ótimo momento para iniciar uma atividade física, mantê-la por toda a vida e assim, estimular seus filhos. O programa recomenda que as grávidas tenham pelo menos 30 minutos de atividades por dia, cinco vezes por semana.

Para a aula inaugural do projeto que combate o sedentarismo entre as gestantes, estavam presentes a diretora Municipal de Esportes Nilda Graciliano, a secretária de Saúde Andréia Kalil e o chefe do setor, Mário Lopes Pinheiro, além das acadêmicas de Educação Física que aplicam as aulas, Carla, Renata e Daniela. Nilda deu as boas vindas às 14 gestantes que participaram do primeiro dia de atividades.

A prefeita Tina Toneti não pôde comparecer por conta de uma viagem à Brasília. A secretária de Saúde a representou e expressou os votos de felicidade da prefeita. “Eu, Nilda e Tina falamos muito deste projeto do Departamento de Esportes, essencial para levar mais qualidade de vida à nossas gestantes”, falou.

Da última vez que comentou sobre o projeto, a prefeita lembrou que são cerca de 300 nascimentos todos os anos em nossa cidade, por si só motivo suficiente para o investimento neste público alvo.

A Secretaria de Assistência Social ofereceu um kit completo para bebê para ser sorteado, com banheira, sabonete, cobertos, fralda, pomada, etc. Quem ganhou o prêmio foi a mamãe Silvana Batista de Souza, de 35 anos. “É uma coisa que vai fazer bem para as grávidas. Eu tenho muita dor nas costas e nas pernas. Talvez se eu tivesse feito exercício desde o início da gravidez, não teria este desconforto”, contou.

O marido de Silvana é Amarildo de Souza, 43, que também acompanhou os exercícios. “A maioria das grávidas não faz exercício sozinhas. Se as pessoas falarem que faz em casa, é mentira. Tem que ter o acompanhamento mesmo como é feito pelas meninas do departamento de Esportes. Melhor ainda com o presente, que foi maravilhoso”, falou.

A dona de casa Franciele Cristina, 27, está na terceira gestação e aprovou o projeto. “A Prefeitura está de parabéns, espero que continue por muito tempo. Ficamos sabendo hoje que os exercícios nos ajudam também a ter um parto saudável. Espero que todas gestantes aproveitem”, disse.