Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 16/08/2011 16:32 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Encena começa na próxima segunda-feira

O EnCena, Mostra de Teatro de Jacarezinho está chegando, na próxima segunda-feira, dia 22, o evento tem início com a Cia teatral Razões Inversas de São Paulo, com o espetáculo “A Bilha Quebrada”.

É muito importante que os ingressos sejam comprados com antecedência, pois o número é limitado. O CAT, Conjunto Amadores de Teatro, já está vendendo convites, em horário comercial, para todas as peças do festival. Os valores são simbólicos.

Saiba tudo sobre a peça de estreia abaixo:

“A Bilha Quebrada” teve sua estréia em São Paulo em maio de 93, permanecendo 5 meses em cartaz, quando recebeu três indicações para o prêmio Shell (direção, cenário e figurino),  principal premiação teatral no Brasil, além de uma indicação para o prêmio Mambembe (direção) e duas indicações para o prêmio APETESP (melhor espetáculo e cenário). Devido a seu sucesso voltou à cena em 1994, e representou o Brasil no Festival de Humor Constantin Tanasi, em setembro de 1994, na Romênia. Em 1995, o espetáculo, além de realizar turnê no interior de São Paulo, participou do XVIII Festival de Teatro de Expressão Ibérica, em O Porto, Portugal. Em 1996 o espetáculo cumpriu temporada no Teatro Hilton em São Paulo.

Em 2011, a Cia Razões Inversas celebrando seus 21 anos decide remontar A Bilha Quebrada, com Paulo Marcello, Joca Andreazza e convidados. Passados 15 anos a peça aborda assuntos atuais e questionadores sobre a moral diante da imoralidade de muitos dos que detêm o poder, com muita irreverência e inteligência.

O texto de Heinrich von Kleist é um clássico da dramaturgia universal. Para Fernando Peixoto: “Reencontrá-lo nos dias de hoje é reencontrar um material cênico e poético surpreendente, capaz de fascinar o público pela inteligência do humor e da crítica social, por sua estrutura imprevisível e reveladora e sobretudo por sua espantosa atualidade: estamos diante de um tribunal onde o réu é ao mesmo tempo o juiz de si mesmo, uma proposta de teatro de absurdo com penetrante sentido de crítica sócio-política.”

O EnCena é realizado pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), sendo também apoiado pelo SESC, CAT e Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT).

Texto: Produção do Encena 2011

Foto: Denise Braga