Gabinete

Publicado em: 15/08/2011 12:48 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Internet banda larga 3G chega em Outubro à Jacarezinho

A prefeita Tina Toneti recebeu em seu gabinete na última semana a equipe da operadora VIVO. A empresa anunciou que disponibilizará a partir de Outubro a Internet banda larga 3G (velocidade superior) para a população jacarezinhense. Na região, apenas Ourinhos e Cornélio Procópio já possuem a tecnologia.

A ideia da implantação teve início a partir de uma viagem a trabalho do secretário Municipal de Gabinete Felippe Toneti ao Rio de Janeiro. Participando de um Congresso que abordava detalhes da instalação da banda larga em todas as partes do país (o e-gov), Toneti elaborou um requerimento solicitando a vinda deste tipo de internet para cá e entregou em mãos para o presidente da VIVO e também para o secretário Executivo Geral do Ministério das Comunicações.

Foi o primeiro ato da gestão do secretário de Gabinete, reforçado pela prefeita Tina Toneti junto ao Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, na última vez em que a prefeita fora à Brasília, participar da Marcha dos Prefeitos. A novidade é que a implantação agora é uma certeza.

“A equipe da VIVO disse que os protocolos registrados tanto pelo Felippe quanto por mim foram essenciais para a vinda porque havia muitos municípios na frente, ou seja, eles reputam sim ao nosso pedido esta vinda”, comentou a prefeita Tina Toneti.

É um sonho antigo da comunidade, que estamos tendo o prazer de realizar, trazendo mais tecnologia à disposição de nossa comunidade, fomentando o desenvolvimento local através da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC).

“É isso o que nós queremos. Atender as pessoas com mais celeridade, reforçar nosso controle e modernização da máquina pública cumprindo os princípios constitucionais como o princípio da transparência, da economicidade, da eficiência, visando que os recursos públicos sejam empregados de forma ainda mais rápida. A tecnologia da informação proporciona isso. E também para a comunidade, os usuários da cidade em geral, que vão poder usufruir de uma conexão de alta velocidade”, explicou o secretário Felippe Toneti.

O nome “3G” provém do fato de ser considerada a terceira geração da telefonia móvel (1ª celulares analógicos – 2ª celulares digitais). Este tipo de conexão propicia TV no celular, jogos mais complexos e downloads de arquivos com velocidade superior. (enquanto os celulares normais baixam em tempo médio de 20 minutos uma música, a tecnologia 3G consegue tal feito em pouco mais de um minuto). Além disso, por conta da transmissão ser muito mais rápido, as empresas podem oferecer muito mais por preços menores.