Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 01/08/2011 15:14 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Conheça cada espetáculo da VII Edição do 3º Maior espetáculo do sul do país

De 22 a 26 de agosto, a Mostra de Teatro EnCena deixará, mais uma vez, Jacarezinho  em destaque no que se refere a ações culturais. Seis espetáculos teatrais foram selecionados para compor a programação da sétima edição do já consagrado festival de teatro. A produção do Festival divulgou na manhã de hoje texto contando todos os detalhes das peças. Confira:

A prefeita Tina Toneti, idealizadora do projeto juntamente com o atual diretor de Cultura da UENP Danilo Oliveira, reafirmou seu compromisso com a cultura de qualidade para o município. “São 52 mil investidos pela Prefeitura Municipal em trazer peças de ponta do país. Um espetáculo como este custaria, no mínimo, R$80 em uma capital ou cidade grande. Haverá também programação alternativa de palestras e oficinas, estas gratuitas para a população”, falou Tina.

A abertura, no dia 22, contará com a premiada Companhia Razões Inversas, de São Paulo, com o espetáculo chamado “A Bilha Quebrada”, dirigido pelo vigor de Marcio Aurelio, nome destacado entre a criatividade do teatro brasileiro. Da obra de Heinrich von Kleist, “A Bilha Quebrada” é um texto clássico da dramaturgia universal, reencontrá-lo nos dias de hoje é reencontrar um material cênico e poético surpreendente. “A Bilha Quebrada” recebeu a Medalha Doctor Umoris Causa no Festival de Humor Constantin Tanase na Romênia.

A peça “Murro em Ponta de Faca” será no dia 23 de agosto. É um texto emblemático do teatro brasileiro, escrito por Augusto Boal durante seu exílio no exterior, montado em território nacional pelas mãos de Paulo José, em 1978 e novamente em 2011. Apresenta a vivência de um grupo de exilados brasileiros na época da Ditadura no Brasil. Paulo José dirige o espetáculo e não atua no mesmo, sua presença ainda não está confirmada no festival de Jacarezinho.

Na quarta-feira, dia 24 de agosto, o festival terá dois espetáculos. O primeiro será apresentado às 15 horas: “Tropeço” que faz parte de uma pesquisa em dramaturgia física, a fragmentação de uma parte do corpo ganha personalidade através do movimento. Estimula a imaginação do espectador ao recriar na visão de duas mãos a imagem de um ser inteiro. Com uma estética surpreendente, trata a velhice de forma não convencional por meio de uma dramaturgia aberta na qual o espectador faz sua própria leitura.

A programação noturna do mesmo dia 24 apresentará uma das grandes atrações do EnCena, o grupo Físico de Teatro do Rio de Janeiro, com a peça vencedora do Prêmio Shell de 2010 (melhor texto), maior prêmio do teatro nacional e apontada pelo jornal O Globo como uma das melhores de 2010. Será o espetáculo “Savana Glacial”, destaque nos festivais mais importantes do país. Para este trabalho o grupo Físico de Teatro convidou o dramaturgo Jô Bilac, apontado no meio artístico como um dos mais promissores nomes da nova safra de autores cariocas. A encenação é baseada em edições cinematográficas e climas de suspense, revelando planos que permeiam a realidade e a imaginação da mente de um escritor e de sua mulher que, devido a um trauma, não tem memória recente.

No dia 25 de agosto, o Grupo Delírio, dirigido por Edson Bueno, mais uma vez, estará no EnCena, com a peça “Metaformose – Reflexões de um herói que não quer virar pedra”. Será uma noite com o teatro e com Paulo Leminski, em um trabalho que se abandona prazerosamente nas palavras do maior poeta curitibano. METAFORMOSE é um libelo de liberdade na prisão que a cultura e o tempo impõem ao homem.

Para encerrar a semana do EnCena, no dia 26, Jacarezinho receberá o Grupo Teatral Clowns de Shakespeare, de Natal – RN, uma das mais importantes companhias de teatro do Nordeste brasileiro. Será o espetáculo “O Capitão e a Sereia”, vencedor do prêmio Shell de 2009 (SP) e apontado pelo jornal Folha de São Paulo na lista dos melhores espetáculos da temporada paulistana. Criado há dezesseis anos em Natal – RN, o Grupo Teatral Clowns de Shakespeare vem desenvolvendo uma investigação com foco na construção da presença cênica do ator, a musicalidade da cena e do corpo, o teatro popular e a comédia.

A venda de ingressos começa no dia 5 de agosto, em horário comercial, na secretaria do CAT (43 3525 0671). A Organização recomenda que os interessados se apressem, considerando a qualidade das peças e o número limitado de ingressos. O valor será mais uma vez bem acessível, os convites poderão ser adquiridos por R$6,00 ou R$3,00 (meia entrada).

O EnCena é realizado pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), sendo também apoiado pelo SESC, CAT e Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT), a Mostra de Teatro de Jacarezinho  tem como objetivo democratizar o acesso ao bom teatro.