Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 29/07/2011 15:21 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura reativa Banda Municipal

Com a volta de um maestro contratado pelo município e manutenção completa dos instrumentos, a Banda Municipal foi recomposta. Além do exercício do grupo musical, o Departamento de Cultura ainda montará um coral infantil com os alunos das escolas municipais, que desenvolverão trabalhos e executarão apresentações de final de ano, nas datas festivas da cidade e eventos em geral.

O maestro contratado é Carlos Henrique Costa (OMB 15.656). Técnico em música, instrutor e regente de bandas marciais, bandas musicais, fanfarras e corais, Carlos tem mais de 20 anos de experiência e já foi campeão em Concurso Estadual de Bandas Marciais, a frente do município de Andirá. Para se dedicar completamente à causa, o maestro está se mudando para Jacarezinho. Confira no final do texto sua formação, vasta experiência profissional e currículo.

O diretor Municipal de Cultura Moisés Evangelista ressaltou a importância da música no desenvolvimento das crianças. “Interessante este contato desde pequeno. Tem um lado da música que o maestro Carlos sempre ressalta que é o fato de aprender e depois mostrar. A Arte é pra ser desenvolvida e demonstrada e não guardada”, disse. Evangelista também comenta que há o trabalho social em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Aeroporto. Pelo menos seis crianças do Projovem integram o grupo.

Diante da recém contratação, o Maestro já iniciou os trabalhos e tem a banda quase completa, restando apenas três vagas para trompete. O processo de seleção foi feito através do contato com os antigos alunos e o restante foi preenchido rápido porque já havia a demanda. Muitas pessoas já aguardavam o retorno da banda. A expectativa é que já para o desfile de 7 de Setembro deste ano, duas peças sejam apresentadas.

Formação e estudos:

- Técnico em Música (ETEC/ Centro Paula Souza – OURINHOS-SP) – 2008

- Trombone e Regência (Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos – TATUÍ-SP) - 1998

- Cursos de Trombone Popular e Erudito, Piano, Harmonia, Canto Popular, Musicalização Infantil, Coreografia para Balizas e Comissão Coreográfica de Bandas, Teatro entre outros...

Experiências profissional atuais

- INSTRUTOR E REGENTE da BANDA MUSICAL MUNICIPAL DE ANDIRÁ-PR1997 a Atual

- INSTRUTOR E REGENTE da BANDA MUSICAL PROCUCA/CAMBARÁ-PR - 2008 a 2010

-INSTRUTOR DE FANFARRA PELA ETEC/OURINHOS-SP - 2010

- PROFESSOR DE TEORIA MUSICAL do PROJETO PROCUCA/CAMBARÁ-PR - 2008 a 2010

- REGENTE e ARRANJADOR do CORAL MUNICIPAL DE ANDIRÁ-PR 2005 a Atual

- PROFESSOR DE CANTO do PROJETO EMA - (P.M. ANDIRÁ-PR) - 2005 a Atual

- INSTRUTOR DE CANTO CORAL do PROJOVEM/ANDIRÁ - 2006 a 2010