Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 29/06/2011 08:45 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

EnCena - Mostra de Teatro - chega em sua sétima edição

A programação da sétima edição do EnCena – Mostra de Teatro de Jacarezinho – já está concluída. O Festival será realizado de 22 a 26 de Agosto no Conjunto Amadores de Teatro (CAT). Serão seis espetáculos em cinco dias, contando com programação paralela de oficinas, debates e palestras. A produção técnica e artística estão sob responsabilidade do diretor de Cultura da UENP Danilo Oliveira e do diretor de Cultura do Município Moisés Evangelista.

Os ingressos já começam a serem vendidos a partir de 5 de Agosto, em horário comercial, na secretaria do CAT. A Organização atenta para que os interessados se apressem, considerando a relevância no circuito nacional das peças trazidas. O custo dos ingressos é R$6 e R$3 (meia entrada).

Realizado pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com apoio do SESC, CAT e Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT), o EnCena já acumula prestígio de outras edições e é considerado um dos grandes festivais de Teatro do Sul do país.

Criado na gestão da prefeita Tina Toneti pelo próprio Danilo Oliveira, o festival rapidamente se consolidou como referência na região e, posteriormente, Estado e país. “Nossa intenção sempre foi democratizar o acesso à Cultura. Essa é mais uma das medidas efetivas nesse sentido. Acho espetacular podermos assistir a uma peça que ganhou prêmios nacionais e internacionais, que fez tanto sucesso nas capitais do país, aqui mesmo em nossa cidade, e ainda pagando um preço acessível por isso”, falou a prefeita.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UENP Rogerio Macedo, a participação da UENP na realização do EnCena 2011 é muito importante porque aproxima a universidade de seu objetivo. “Queremos contribuir com o desenvolvimento pleno da região. A Cultura e a Arte são fundamentais para que o desenvolvimento econômico seja acompanhado pelo desenvolvimento da sensibilidade humana", disse.

Programação:

A Bilha quebrada
Companhia Razões Inversas - São Paulo
Direção: Márcio Aurélio

Murro em Ponta de Faca
Direção: Paulo José

Tropeço
Companhia Tato Criação Cênicas - Curitiba
Direção: Dico Ferreira e Katiane Negrão

Savana Glacial
Grupo Físico de Teatro – Rio de Janeiro
Direção: Renato Carrera