Geral

Publicado em: 28/07/2011 21:12 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura parabeniza homens e mulheres do campo

Hoje, 28 de julho, é comemorado em todo o país o Dia do Agricultor. Uma das características mais marcantes da administração da prefeita Tina Toneti é contemplar com todos os programas possíveis o homem do campo, no sentido de melhorar sua qualidade de vida e fixá-lo na terra, evitando o êxodo rural.

Como forma de homenagear estes profissionais incansáveis e essenciais na vida de qualquer comunidade, a prefeita Tina preparou nesta tarde uma mensagem. De improviso, ela falou sobre o significado da agricultura em sua vida. Este depoimento foi gravado e vai ao ar no próximo sábado, a partir das 11h30, no programa Nossa Gente, pela Rádio Norte Sul (AM 1550). Na sequência da mensagem que a prefeita proferiu, emocionada, confira os programas oferecidos ao homem do campo, informados pelo Engenheiro Agrônomo do Município Thiago Alves e pelo secretário da pasta José Antonio Costa.

Mensagem da prefeita:

“Dedicamos este dia e preparamos nossa homenagem para todos os agricultores, que lutam de sol a sol no campo para que as pessoas tenham alimento de qualidade. Eu, de modo especial, nutro um carinho muito grande pela Agricultura porque eu venho dela, que foi minha primeira profissão, ao lado dos meus pais e tios.

Da enxada deles que saiu nosso sustento, nossa formação tanto acadêmica e - mais importante - a formação de valores, de honestidade, de trabalho, de luta, de respeito ao próximo. Toda peleja de minha família para me fazer gente, para que eu chegasse até aqui, independente de eu hoje ser bacharel em Direito, de ter a empresa junto com meu marido, ter meu sítio, minha casa, minhas coisas, mas o que mais importa na vida: a formação de ser humano, de valores mesmo, que o homem do campo tem.

Os homens e mulheres do campo respeitam o próximo, têm amor pela terra. Acho que a terra faz isso também, faz com que você fique mais sensível, ame os animais e eu tenho certeza de que isso é um diferencial, isso muda as pessoas e penso que tudo do muito que eu possa chegar a ser um dia vem da formação, deste início.

Agradeço de coração a todo o homem e mulher do campo e agradeço este meu começo, todas as vezes que eu ajudei a colher verdura, que eu ajudei a vender verdura na feira, no corte do arroz, na colheita do feijão, em todo o momento da colheita da fruta, enfim, isso tudo faz a gente ficar mais sensível, aos problemas e às alegrias e as dores do mundo.

Então, que Deus abençoe muito vocês, obrigada pela merenda escolar de qualidade, que hoje vocês oferecem através do programa da Prefeitura, obrigada pelo leite de qualidade que vocês produzem através da parceria da Prefeitura com a inseminação artificial para melhorar o plantel, obrigada pela assistência técnica que a gente faz junto, por tudo mesmo, o motivo de nossa equipe da Secretaria da Agricultura trabalhar é fazer a vida dos agricultores ainda melhor”, falou Tina Toneti.

Para falar sobre os principais programas da Agricultura da cidade, Costa encarregou o Agrônomo Thiago Alves. Confira quais são, abaixo, em tópicos.

- Patrulha rural composta por tratores, retroscavadeiras e patrols também. A finalidade, no caso dos tratores, é de fazer o preparo para o plantio, fazer toda a parte de gradiamento e aração do solo, deixá-lo preparado para o plantio dos produtores. É um preço acessível (metade) de qualquer empresa particular.

- Estamos com mais um trator já licitado pelo MDA e também uma retroescavadeira que até o final do ano também vai fazer parte da patrulha rural.

- No caso das outras máquinas, da retro e da patrol, a finalidade é a manutenção das estradas para trânsito dos produtores, passagem do ônibus escolar e escoamento da produção. A retroescavadeira faz a construção de barragens e represas.

- Contamos com o Pronaf – Investimento – crédito para o produtor. Fazemos até 10 mil reais e pagamento em um ano. A Emater tem um outro tipo de Pronaf também, que é um prazo e uma quantia um pouco maior.

- Tem também o programa de inseminação artificial. Está dando muita repercussão. Hoje o município de Jacarezinho tem à disposição um projeto de inseminação. A um preço muito acessível (R$15 a R$20 a dose) se consegue ter um dos melhores touros do Brasil até do mundo. Então não tem porque ter um touro na propriedade enquanto você pode ter um material altamente testado, de genética muito forte a um preço acessível.

- Tem também um programa de análise de solo junto com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A importância da análise de solo, para o pessoal entender, que é o que acontece quando você vai fazer uma adubação e precisa fazer a implantação da cultura, faz-se a análise de solo para detectar quanto precisa-se investir em fertilizantes, para que seja feito um plantio sustentável.

- Temos ainda da habitação rural, fechamos com 32 casas este ano. Tem mais a proposta para o ano que vem.

- Tem a linha de crédito fundiário para aquisição de terras para produtores, o PAA - Programa de aquisição de alimentos, onde os produtores podem vender diretamente a merenda para as escolas e entidades, sem os atravessadores.

E ainda outros programas, que podem ser conhecidos comparecendo na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que fica em frente à garagem da Prefeitura. Telefone: 3911-3060.