Assistência Social

Publicado em: 22/06/2011 11:31 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Assistência Social realiza I Conferência Municipal do setor

Foi realizada na tarde de ontem a 1ª edição da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Realizada desde as 13h no Conjunto Amadores de Teatro (CAT) pela Secretaria de Assistência Social, o evento teve como intuito principal expor a realidade da alimentação e da produção de alimentos em todo o mundo, debater o que vem sendo feito de positivo na cidade e detectar quais os desafios ainda a serem enfrentados pelo poder público e sociedade civil da cidade, no sentido de aprimorar ainda mais a distribuição e diversificação de alimentos.

Compuseram a mesa da Conferência a prefeita Tina Toneti, a secretária Municipal de Assistência Social Eva Uribe Rocha, o secretário de Agricultura José Antonio Costa, o secretário de Gabinete Felippe Toneti, a procuradora Geral do Município Leana Bacon, representando a Câmara Municipal de Vereadores, Wilson Ferreira, representando a secretária de Educação o diretor do Departamento de merenda escolar Carlos Cesar Pereira, registrando ainda a presença do vice-prefeito José Roberto Rocha, do secretário de Planejamento Nelson Paulino Leite e o diretor geral do Procon Henry Willian.

O primeiro discurso foi da prefeita, que reafirmou seu compromisso com a política do PT e com o povo de Jacarezinho de erradicação da miséria.

“Quando entramos no governo, já determinei que colocássemos a alimentação como prioridade nas diretrizes das nossas políticas publica, com a preocupação na erradicação da pobreza, geração de renda, refletindo em crianças e sociedade mais saudáveis. Assim houve um estudo detalhado nos dispositivos legais e nas resoluções do FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com vistas à desburocratização na contratação direta de nossos produtores rurais para a merenda escolar”, falou.

Confira o discurso de Tina Toneti na íntegra na guia <arquivos relacionados>. Depois de desfeita a mesa, o engenheiro agrônomo da prefeitura Thiago Alves de Souza realizou a leitura do Regimento Interno, aprovado por unanimidade.

O professor doutor Ednaldo Michellon, um dos mais importantes teóricos no setor, foi o convidado a palestrar sobre o tema. A palestra na íntegra você confere no <arquivos relacionados> ao lado. Com o mote “Alimentação – direito de todos – faça valer a pena”, Michellon contextualizou historicamente a agropecuária e a alimentação no mundo e no país durante os anos. “Os juros de 1980 para financiamento agropecuário eram 42% negativo. Você emprestava R$100 mi e só tinha que pagar R$48 milhões. E ele não pagava porque “dava pro agro”. Foi nesta época que surgiu o Movimento dos trabalhadores Sem Terra”, contou. Michellon explicou que foi no inicio dos anos 90 que surgiu o grito da terra e o Provap que, “em 1996 o FHC foi obrigado a transformar em PRONAF”, nas palavras do palestrante. O professor doutor contou ainda que, ao assumir, Lula aumentou o financiamento para o Programa exponencialmente, até a chegar ao valor de R$16 bilhões, mantidos por Dilma em anúncio recente. Tudo isto a juros de 1 a 2% ao ano, enquanto que o cheque especial, por exemplo, cobra 8% ao mês.

Em linhas gerais, sua fala trouxe para a comunidade os temas governo, sociedade, busca de justiça, equidade e intersetorialidade. “Existem vários municípios funcionando com uma agricultura diversificada e bem distribuída. Um que é candidatíssimo é Jacarezinho. Pela própria postura da prefeita de vocês, pela vontade de democratizar ainda mais e pelos programas já vigentes na secretaria de Agricultura”, finalizou.

Michellon trouxe números nacionais e municipais. Por exemplo, dos contemplados com o bolsa família, 83% estavam em situação de insegurança alimentar realmente, rebatendo diversas críticas de partidos de oposição ao governo Dilma. Os 17% podem ter saído do estado no período, conseguido fazer um curso superior, etc. Trouxe também dados segundo Sisvan de distribuição de peso por idade e por altura em Jacarezinho. Todos estes dados também podem ser vistos, lidos e divulgados baixando sua apresentação de slides, disponível para download ao lado <arquivos relacionados>.

Após a palestra, os participantes foram divididos em dois grupos para debate e as discussões foram expostas em plenária. Três das propostas foram priorizadas para a Conferência Regional.