Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 22/07/2011 09:43 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura concede reajuste em todas as classes e níveis

De acordo com a Lei Municipal n. 2481/2011, de 14 de julho de 2011, a Prefeitura Municipal de Jacarezinho reajustou os salários de todos os professores municipais. O aumento dá uma diferença gritante no ordenado dos profissionais da Educação e vem ratificar a política de valorização dos profissionais da área adotada pela prefeita Tina Toneti.

Assim, por exemplo, um professor ou uma professora do nível “A” (Magistério) que foi admitido em 2005, recebia R$405,00, e hoje, após vários reajustes na tabela e depois de duas progressões horizontais, recebe de salário: R$629,10, isto se ele ou ela não tiver, durante este período, concluído curso superior (hipótese em que seu salário subiria para R$880,75) ou de pós-graduação (hipótese em que seu salário subiria para R$943,67).

Outros exemplos: Se um professor ou professora estava na classe “6” do nível “B” (superior/pedagogia) da tabela salarial do PCCR-2005 recebia R$652,05, e hoje, depois de vários reajustes e duas progressões horizontais recebem R$1.005,38; Se um professor ou professora estava na classe “10” do nível “C” (pós-graduação) do PCCR-2005 recebia R$771,53, hoje, após vários reajustes na tabela e duas progressões horizontais de classe, recebe R$1.184,04.

Portanto, os percentuais de reajuste são:

46,54% em cada salário de 2005 até 2011;

8,89% só nesta nova tabela salarial (07/2011) se comparada a tabela que passou a vigorar em março;

6% nas progressões horizontais (duas de 3%);

39,89% na progressão vertical do nível “A” para o “B” e 7,23% do nível “b” para o nível “C”.

A secretária Municipal de Educação Laura Lemos Gomes do Amaral falou sobre o aumento no salário das professoras em todas as classes. “Foi um salto visível nos números deste reajuste dado pela Prefeitura. A professora que entrava no Município só com o curso de magistério hoje tem salário inicial maior do que era o salário final de carreira em 2004 (com doutorado). É uma prova irrefutável do aumento”, falou.

Laura comentou ainda sobre as condições de trabalho. “Melhoramos também a estrutura para que os profissionais da Educação pudessem trabalhar. Alguns anos atrás, professoras chegavam a trabalhar com até 46 alunos nas salas. Isto acabou e vai melhor ainda mais”, concluiu.

A professora Silvana da Rosa Maia, EMEI Raio de Luz, no Município há dois anos, disse que o Plano de Cargos e Carreiras significou uma grande ajuda para todos os professores. “Apreciamos este reconhecimento, esta valorização da prefeita Tina Tina na área da Educação. É um incentivo importante a todos os professores que estão iniciando na área e também nos que pensam em trabalhar no setor”, disse.

A estagiária Janecler dos Santos Pereira, de 30 anos e estagiária do C.E.M.E.I. Nona Panichi. “Isto significa um incentivo na comparação com o que era antes. Como a prefeita falou, lutaremos juntos para que aumente ainda mais. No ano passado, estive vendo concurso em Cambe e o salário inicial para professor com magistério era R$337. Por aí vemos a diferença com o que Jacarezinho oferece hoje. Este esforço da Prefeitura de Jacarezinho é muito válido”, concluiu.

Para entender ainda melhor, você professor, confira nas planilhas (arquivos relacionados) as várias alterações realizadas pela administração municipal, divididos por classes e níveis.