Geral

Publicado em: 05/07/2011 21:46 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Jacarezinho tem exemplos de cooperativa que deram certo

Comemorado no primeiro sábado de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo serve para celebrar esta prática de trabalho em todo o mundo. O dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um tributo à contribuição que este setor presta à população mundial.

A constituição democrática do cooperativismo faz com que sua principal função não seja meramente o lucro e sim que esta riqueza seja distribuída entre todos os membros, incluindo estes no mercado de trabalho.

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho apóia iniciativas cooperativas em todas as frentes. Nossa cidade tem exemplos de sucesso deste tipo de trabalho. Para citar apenas algumas, falaremos da Agrojac, Comfibra, Oasis e Assomarja.

Comfibra

A Comfibra foi destaque em todo o Paraná no crescimento de pequenas empresas. Através do artesanato com fibras de banana, ex-bóias frias, cortadoras de cana e donas de casa aumentaram sua renda e proporcionaram vida melhor às suas famílias.

A secretária Municipal de Indústria e Comércio, Turismo e Serviços Nadia Jaqueline Cussolin conta que, desde 2005, a Prefeitura Municipal já investiu R$700 mil na Comfibra, projeto em parceria com as cooperadas e com o Sebrae. O convênio com a Prefeitura prevê a subvenção fiscal e custeio de diversas despesas como aluguel, luz, água, viagens e matéria-prima.

“O mercado restringe muito o acesso a pessoas com problemas de saúde, hipertensão, obesidade ou com pouca qualificação. Através deste projeto, conseguimos incluir e qualificar mais de 1000 mulheres, agregando auto-estima à nossas trabalhadoras”, disse a secretária, que contou ainda que muitas dessas mulheres saíram do Comfibra aptas a entrar no mercado de trabalho, coisa que antes raramente era possível.

Agrojac

A Associação Agropecuária de Jacarezinho (Agrojac) é uma cooperativa que recebe o leite de seus cooperados, pasteuriza e envasa para dois caminhos: o Leite das Crianças (projeto do Governo do Estado) ou para o comércio local e regional. O restante do leite ainda é vendido in natura (resfriado) para laticínios da região.

Como contrapartida, os cooperados pagam uma taxa de manutenção. Vale lembrar que este preço pago pelos produtores associados são muito inferiores aos encontrados em laticínios privados. Nas reuniões da Associação são discutidas as melhores formas de distribuição, garantindo a otimização de todo o processo. A Agrojac existe desde 1999.

A associação também se faz essencial no aprimoramento do trabalho dos produtores, através da promoção e participação em cursos técnicos. A Agrojac, juntamente com a Prefeitura Municipal e a Lapa Leilões é promotora do I Agroleite – Encontro de Produtores de Leite. A expectativa é que mais de 100 animais sejam trazidos de Minas Gerais e de todo o Paraná para exposição no Centro de Eventos durante os quatro dias da 22ª Fetexas. Negócios poderão ser feitos na hora com financiamento do Banco do Brasil.

Oasis

O projeto Oasis, que já tem duas unidades em Jacarezinho, é outro projeto que prima pelo trabalho cooperativo. Com assistência técnica do Instituto EMATER, os agricultores pagam um preço menor na compra de insumos agrícolas e equipamentos porque compram em grupo (em grandes quantidades, o preço por unidade é menor). Além disso, conseguem também um valor de venda maior por comercializarem com empresas de maior porte, entregar a safra toda.

As famílias dividem as propriedades e as administram coletiva e integradamente, não havendo divisão em lotes.

Criado em 2005, o Oasis adquire terras com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário para a Associação dos Agricultores.

Com a evolução da atividades produtivas, a área ocupada com cana-de-açúcar, após terminado seu ciclo, deu lugar a duas novas explorações produtivas: eucalipto e citrus. Além de oferecer novos produtos à população local e regional, permite ampliar a renda da família sem comprometer a saúde de seus integrantes. Na esteira do Projeto iniciado em 2005, o OASIS II a partir de 2009 inovou e certificou a propriedade para a produção orgânica de olerícolas, entre elas a cenoura que comercializou em 2010 em torno de 4.000 kg.

Fundamental nesses dois exemplos é a Parceria com o Executivo Municipal que faz o trabalho de infraestrutura tanto produtiva – preparo de solo - como de cunho social – subsidiando as famílias com materiais para construção de suas moradias.

Assomarja

A Associação
 dos Coletores de Materiais Recicláveis de Jacarezinho (Assomarja) é mais um destes empreendimentos de sucesso.

O tesoureiro da associação Henrique Nogueira, de 40 anos, explica que antes os coletores de lixo trabalhavam direto no aterro, em contato direto com o lixo e mau-cheiro, sem qualquer proteção ou equipamento de segurança.

“Depois que a Prefeitura forneceu este barracão e comprou os equipamentos (a esteira para a separação do lixo e as prensas para compactar), as coisas ficaram bem melhores. Ao separar da forma correta, conseguimos extrair o máximo valor dos produtos”, conta.

A Usina de Reciclagem, localizada na BR-153 em frente ao Batalhão de Polícia Militar, foi criada para ser um espaço salubre aos coletores. O poder público fornece máscaras, luvas e os equipamentos de segurança. Outra preocupação da Prefeitura foi de reduzir o impacto ambiental causado pelos resíduos sólidos urbanos, implantando e incentivando através de campanhas a coleta seletiva em toda a cidade.

Recentemente, no último mês de Março, a Assomarja ganhou mais um caminhão baú de coleta seletiva doado pela Abihpec através do processo de logística reversa.