Vice - Prefeito

Publicado em: 19/05/2009 11:20 | Autor: D.Com/2°B.P.M.

2º BATALHÃO COMEMORA 56 ANOS EM SESSÃO SOLENE NA CÂMARA MUNICIPAL

A doutora Maristela Carula, Promotora de Justiça, recebeu das mãos do Tenente Coronel Airton Sérgio Diniz, comandante do 2º BPM, a medalha Coronel Sarnento, a mais alta honraria no quadro militar. Foi entregue a todos os vereadores presentes uma pequena lembrança alusiva ao aniversário do Batalhão. Na cerimônia foi realizada uma homenagem a Câmara Municipal, sendo entregue a presidente da Câmara, Senhora Luciane Alves, um quadro de homenagem e uma placa.

Segundo o Tenente Coronel Diniz, a idéia de comemorar o aniversário do Batalhão em um ambiente diferente do quartel possibilita estreitar ainda mais os laços de amizade entre a corporação e a comunidade em geral. “Sentimos-nos muito felizes pela forma como fomos acolhidos pela Câmara de Vereadores, demonstrando desta forma uma verdadeira integração entre todos os poderes estaduais e municipais.”, disse o Tenente Coronel.

Histórico do 2º Batalhão

Em 04 de maio de 1953, pela lei nº 1924 foi instituído o segundo batalhão de policia militar, que teve inicialmente como sede, a cidade de Apucarana, com atribuição especifica de propiciar segurança ao norte do estado.
Com a distribuição do regime Cel. Dulcídio em 1967, do qual fazia parte, o 2º BPM voltou a ser considerado isolado, através de disposição legal, sendo transferido para Jacarezinho em 03 de março de 1967, instalado nas dependências da delegacia local. Em novembro do ano seguinte, está OPM foi transferida para um prédio sito a rua Marechal Deodoro nº 533.
Em 10 de novembro de 1982, foi inaugurada no governo do Dr. José Hosken de Novaes, sede própria com novas e amplas instalações destinadas ao 2º BPM, situado na BR 153, Km 16, para onde se transferiu definitivamente em 10 de janeiro de 1983.
Atualmente atende uma população de 358.781 habitantes, distribuídos em 23 municípios, entre os quais 11 comarcas. É subdividido em 03 companhias, sendo a primeira em Santo Antônio da Platina, a segunda em Wenceslau Braz e a terceira em Ibaiti.
Trinta e sete oficiais superiores comandaram a unidade e tem como atual comandante o Tenente Coronel Airton Sérgio Diniz.
O 2º batalhão conta com inúmeras modalidades de policiamento entre elas a radio patrulha, rotam, canil, projeto povo, além de projetos sociais em parceria com a comunidade e prefeitura de Jacarezinho.