Geral

Publicado em: 02/07/2011 20:22 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura presta homenagem a bombeiros de Jacarezinho

O prefeito em exercício José Roberto Rocha vem a público para congratular a todos os bombeiros de Jacarezinho. Verdadeiros guardiões de nossa cidade, o Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193 a pedidos de socorro, salvamentos em rios e locais ermos, acidentes de trânsito, incêndios, explosões, desabamentos. Impossível imaginar nosso modo de vida hoje sem a presença deles. "Um abraço forte ao comandante do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho tenente Angelino Siqueira, ao sargento Coelho e através destes, expresso meus votos de estima e consideração a todos os profissionais bombeiros de nossa cidade", falou Beto.

Além do trabalho diário, que abrange ainda a fiscalização de empresas e expedição de alvarás, os bombeiros de Jacarezinho estão sempre presentes em atividades sociais e beneméritas, seja nas realizadas todos os anos, seja nas criadas para atender urgência, como angariar alimentos e roupas para as tragédias das chuvas em Santa Catarina ou auxiliar na organização e recolhimento da Campanha do Agasalho.

As parcerias com a Prefeitura Municipal não param por aí e para citar só mais uma delas, devemos lembrar do Comitê Municipal Intersetorial de Combate à Dengue, em que os bombeiros também auxiliam e se comprometem com ações efetivas voltadas à prevenção e combate aos focos.

No país, a profissão é muito antiga. Serviços de Bombeiros iniciaram no Brasil já em 1856, quando o país ainda era governado por Dom Pedro II. O Dia Nacional da categoria foi instituído em 1954.

A construção da nova sede do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho continua muito adiantada. Localizada na avenida Brasil, na altura do número 400, a sede tem área total de 986 metros quadrados e 24 cômodos. O recurso para a obra foi concedido no ano passado pelo Governo Estadual (R$1.311.967,25), com a contrapartida do município, a viabilização do terreno.

No último dia 10 de fevereiro, a prefeita protocolou em Curitiba requerimento ao governador Beto Richa pedindo a implantação do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros em Jacarezinho e naquele local. Além de Subgrupamento, também funcionaria como a 1ª Seção de Bombeiros.
 Este documento protocolado por Tina Toneti só reafirma a preocupação desse governo com a região, já que também foi solicitada a implantação da 2ª Seção em Santo Antonio da Platina e da 3ª Seção em Ibaiti.

Em Maio, o coronel Hércules Donadello, comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar anunciou que Jacarezinho é mesmo a cidade mais preparada, necessitando apenas agora da assinatura do Governador Beto Richa.