A atividade consistiu em realizar a retirada de material reciclável do Ribeirão Ourinho, na extensão em que o rio passa no perímetro urbano.
Começou na Vila São Pedro, próximo ao Centro de Saúde João Tavares de Arruda, onde começa o despejo de lixo no ribeirão.
Além da Sanepar, estiveram presentes para a atividade de limpeza, a Vigilância Sanitária, a Associação do Catadores de Material Reciclável, e ainda, alunos do projeto de meio ambiente do Colégio Rui Barbosa.
A prefeita Tina Toneti falou da importância de se envolver em questões ambientais e reforçou a disposição de sua administração em apoiar toda e qualquer iniciativa que tenha como objetivo a preservação do meio ambiente.
Durante a abertura Tina apresentou um dado que mostra essa preocupação, pois a Associação dos Catadores de Material Reciclável, já retirou do meio ambiente de Jacarezinho, desde sua criação, a cerca de sete meses atrás, mais de 200 toneladas de lixo reciclável.
Após abertura a Prefeita e os parceiros do projeto lançaram-se ao ribeirão para coletar material reciclável, que deve ser processado pela Associação dos Catadores de Jacarezinho.