A maior Feira do Texas da região chegou. Tire do armário sua bota e seu chapéu porque começa hoje a 22ª edição da Fetexas. Gino e Geno, Tchê Garotos e Fresno animam os três dias no Palco Principal. Você sabe, Gino e Geno é a tradicional dupla sertaneja de Minas Gerais. Tchê Garotos são os rapazes do Rio Grande, que fazem um som moderno, mesclando música raiz com Rock e até Reggae. E Fresno é uma banda que começou como indie, já foi até tachada de emocore e hoje se consolidou no rocknroll melódico brasileiro.
O melhor locutor de rodeios do país, Waltinho dos Santos faz a platéia levantar enquanto touros e peões lutam na arena. Confira trecho do “Furacão Bandeirante” em http://www.youtube.com/watch?v=ycbPSdrvUCk . Por telefone, Waltinho disse que passa o ano todo viajando. “Mês passado estava em Rondônia, depois Mato Grosso, agora São Paulo e em julho estou aí com vocês”, contou. A contratação dele teve que ser feita com antecedência por conta da agenda lotada.
Além disso, o que você confere todo ano na Fetexas, neste ano terá, só que mais e melhor. Leilão de Gado acontece às 16h do sábado, dia 16 de julho. Se você é criador ou mesmo se não é, mas tem curiosidade, gosta de um leilão, está convidado a comparecer ao nosso recinto de leilões ver um evento de alto nível da Lapa Leilões, comandada por Pedro Bracale e com o apoio da nossa Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Mas se seu negócio é aventura, é motor, o seu lugar é no MotoCross, que tem pista profissional ao lado da feira. Os treinos serão na tarde de sábado e a competição, válida pelo campeonato NorteParanaense de MotoCross, na manhã de domingo. Shows no Palco Alternativo acontecem diariamente.
A Praça de Alimentação, hum... que delícia! Cachorro-quente, espetinho, x-pernil, x-salada, x-frango, x-bacon, x-alcatra, x-mignon, x-tudo, crepe suíço, churros, doces de todos os tipos, sabores, bebidas, tudo o que você imaginar. Fetexas é isso, é Feira de Gastronomia também. Dia 17 ainda tem a tradicional Cavalgada Texana, que sai da Vila Setti às 9h.
Entre no clima dos shows! Ouça as músicas gratuitamente acessando a Rádio UOL:http://www.radio.uol.com.br/#/busca/gino e geno ,
http://www.radio.uol.com.br/#/busca/fresno
e
http://www.radio.uol.com.br/#/busca/tchê garotos .
Relembre a história de cada artista:
Gino e Geno
Como conta o site oficial dos artistas, a dupla Gino e Geno começou sua carreira no ano de 1970. Eles são mineiros de Divinópolis, a 140 quilômetros da capital Belo Horizonte. Sempre sucesso no Estado de Minas e interior dos Estados limítrofes, foi há cerca de cinco anos que a dupla “estourou” nos grandes centros. Também impulsionados pelo “boom” da vertente universitária do sertanejo, Gino e Geno, ou Sebastião Ribeiro de Almeida e Geraldo Alves dos Santos, hoje são conhecidos em todo o Brasil e animam a abertura da 22ª Fetexas.
A dupla une sertanejo, country, música latina e xote, com letras bem humoradas sem apelação para baixaria. Seus maiores sucessos: Que bicho que é, Bebo pa carai, Saudade cigana, Agita aí, A mulher e a bebida, A galera do chapéu e Uma notícia pra te dar.
Tchê Garotos
Com a proposta de unir as “batidas das músicas gaúchas com compassos dançantes e alegres”, nasceu a Tchê Garotos, em 1995. Criaram então até mesmo terminologias ao que propunham executar: “tchê music – um estilo de vanerão com muita percussão e swing”. Segundo o site oficial, esta modificação foi um choque para a sociedade convencional, que censurou o grupo e o proibiu de tocar nos Centros de Tradição Gaúcha. Mas nada disso os desanimou e, persistindo, hoje é sucesso do Rio Grande ao Nordeste brasileiro, com direito a elogio de Jorge Bem Jor: “Tchê Garotos toca muito”. Banda é formada por Sandro Coelho, Fernandinho, Markynhos Ulyan, Sagüi, Léo, Viny Leite, Neguinho Gil e Wellington Bonfim. Alguns sucessos: Ela não me quer, É problema meu, Ajoelha e chora, Vamos fazer festa, Vai mexendo o panelão, O pau de macarrão e Bola de papel
Fresno
A banda de Rock melódico Fresno traz à Jacarezinho sua turnê “Revanche”. Consolidado no mercado nacional e com sete CDs lançados, Lucas Silveira, Gustavo Mantovani, Rodrigo Tavares e Rodrigo Ruschel ficam muito longe do que se intitula hoje como “modinha”. Apesar da pouca idade, os quatro jovens já acumulam onze anos de carreira e neles, inúmeras músicas de repercussão em todo o país. Alguns exemplos: Alguém que te faz sorrir, Quebre as correntes, Teu semblante, Stonehenge, Onde está, Die Lüge e Redenção.
Para completar o pacote de sucesso, bom lembrar das premiações dos rapazes: um Prêmio Multishow em 2009 e cinco Vídeo Music Brasil (MTV), um em 2007 quatro em 2009 (artista pop, artista do ano, vocalista para Lucas e baixista para Rodrigo).