Saúde

Publicado em: 28/06/2011 12:15 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Epidemiologia supera meta de vacinação

O Departamento Municipal de Epidemiologia divulgou ontem os números atualizados da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Bem antes da segunda fase da campanha, programada para agosto, o município já atingiu e superou sua meta de vacinação, registrando 103% do esperado.

As metas foram estudadas e estabelecidas de acordo com faixas etárias: 597 crianças menores de um ano, 597 de um a dois anos, 521 de dois a três, 506 de três a quatro, 568 de quatro a cinco, totalizando 2.789 doses aplicadas. O dia “D” da campanha de vacinação nacional foi no último dia 18 e até este dia, 2.684 doses foram aplicadas, correspondendo a 96% das crianças. Entretanto, como se percebe pelo número, algumas faixas etárias não foram atendidas completamente.

Por este motivo, os agentes continuaram a vacinação, até que todas as crianças fossem vacinadas, superando o que a meta previa. 2872 doses foram aplicadas, protegendo 102,98% da meta de crianças. Confira em anexo os relatórios <arquivos relacionados>, divididos por faixa etária e por região da cidade.

A prefeita Tina Toneti falou sobre a vacinação. “Muita gente não se lembra porque graças a Deus a paralisia infantil não faz vítimas no país há mais de 20 anos, mas a poliomielite é uma doença gravíssima que causa danos irreversíveis. Quero parabenizar toda a equipe da Epidemiologia por atingirmos mais essa meta maravilhosa, de vacinarmos todas as faixas etárias e garantirmos Jacarezinho livre desta doença”, disse.

O último caso da paralisia infantil no país foi em 1989 e, no Paraná, em 1986. O continente Americano está livre do vírus da doença, mas os continentes da Ásia e também da África ainda sofrem com casos da Poliomielite.

As gotinhas da vacina da Pólio são fundamentais para evitar a reinserção do vírus em nosso continente. Esta é a primeira fase da campanha em todo o país. A segunda ocorre no dia 13 de agosto. A meta do Paraná era de vacinar pelo menos 95% e até a última terça-feira, 21, o Estado tinha vacinado 89% da meta, prorrogando a campanha até dia 30 para alcançar o mínimo desejado.