Geral

Publicado em: 25/06/2011 15:24 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Milhares celebram Corpus Christi em Jacarezinho

Milhares de pessoas celebraram na tarde de anteontem (quinta-feira) o Corpus Christi em Jacarezinho. A prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti participou da exaltação do corpo de Cristo, acompanhada do marido Gilberto Ribeiro, da secretária de Educação Laura Lemos Gomes do Amaral e do secretário Municipal de Gabinete Felippe Toneti. A missa na Catedral foi conduzida por Dom Antonio Braz. Logo após, a tradicional procissão seguiu-se pelas ruas da cidade.

A comissão organizadora da festa religiosa estima que mais de duas mil pessoas compareceram ao evento em toda a sua extensão. A prefeita Tina Toneti destacou o papel essencial que a religiosidade exerce na vida de todos nós. “Independentemente de qual seja a religião, em tempos difíceis, Deus é nossa base de apoio, o que nos põe de pé para seguirmos lutando e conseguirmos dar a volta por cima. E quando estamos bem, quando nossa vida está em paz, é hora de nos reverenciarmos e agradecer as graças conseguidas”, comentou.

O padre Celso Miqueli explicou que o Corpus Christi é uma manifestação pública onde os fiéis prestam a adoração à Cristo vivo e ressuscitado presente na Eucaristia. “Durante o percurso, são feitas quatro bênçãos, destinadas aos pontos cardeais da cidade, Norte, Sul, Leste e Oeste”, disse. Sobre a organização prévia do evento, já que verdadeiros “tapetes” foram formados no chão das ruas centrais da cidade, Miqueli explica que isto fica a cargo das lideranças de cada paróquia. “Mais uma vez foi bem dividido e o povo colaborou bastante, pois a rua estava muito bonita”, comentou. O padre finalizou dizendo que esta é uma data que faz cumprir o calendário mundial da Igreja Católica. “Além do momento de oração, religiosidade, algumas cidades são beneficiadas por concentrarem grande fluxo de pessoas devido ao turismo religioso”, concluiu.