Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 21/06/2011 01:04 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Departamento de Esportes divulga resultados finais do Campeonato

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho através da Secretaria Municipal de Educação com a organização do Departamento de Esportes realizou nos dias 09, 14 e 15 de junho no período da tarde no Centro de Ciências da Saúde o Campeonato Escolar de Atletismo 2011, com a participação de mais de 400 alunos das Escolas Municipais de Jacarezinho, em diversas modalidades divididas em três categorias sendo Categoria “A” – Nascidos nos anos de 2000 e 1999 M e F.- Categoria “B” – Nascidos nos anos de 2002 a 2001, M e F. - Categoria “C” – Nascidos nos anos de 2003 e 2004, M e F.

A diretora Geral de Esportes Profª Nilda Graciliano e o Chefe de divisão de Esportes Profº Mario Lopes Pinheiro, parabenizam a Diretores, Professores de Educação Física, alunos das Escolas Municipais de Jacarezinho pela brilhante participação neste campeonato que tem como objetivo principal Promover e desenvolver a prática do Atletismo nas aulas de Educação Física nas escolas municipais no Ensino Fundamental de Jacarezinho, despertando no aluno o interesse e a aprendizagem através das provas do Atletismo, definindo como prioridades o desenvolvimento de qualidades e habilidades físicas globais e também treinamentos específicos para participação de campeonatos escolares regionais e estaduais.

"Agradecemos ao Profº Dr. Fábio Antonio Néia Martini, Diretor do CCS/CJ/UENP, pelo espaço cedido para a realização do Campeonato assim como o Profº Emanuel Luis Possette pelo apoio na organização, e a todos acadêmicos que atuaram como árbitros", disse Nilda Graciliano. A diretora aproveitou para agradecer também à sua equipe, os acadêmicos estagiários do Departamento de Esportes: Karla, Renata, Rafael, Daniela, Luiz e Augusto pelo empenho na organização.

Depoimentos

Depois do término das competições, a diretora Nilda Graciliano falou novamente sobre o campeonato de Atletismo, um evento tradicional do município. "Melhoramos em estrutura e qualidade a cada ano e incentivamos os alunos a crescerem. Acredito no potencial das crianças até para competições estaduais. Aqui estamos iniciando, mas quando eles terminarem o ensino fundamental, já estarão preparados para quem sabe já competirem para fora em algumas modalidades. Agradeço às escolas, diretoras e secretaria de Educação. É um trabalho difícil, deslocar tantas crianças até aqui é uma grande responsabilidade, mas também uma satisfação muito grande", finalizou.

Coordenador do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Miguel Elias Brum, também falou sobre a parceria com a Prefeitura Municipal. "O espaço físico tem que ser cedido para a juventude. Aí é que está o futuro da Educação Física. É um prazer este intercâmbio com a Prefeitura Municipal. Este projeto de extensão abrange o estágio supervisionado dos alunos de Educação Física também e este projeto, em funcionamento já há cinco anos, tem 100% de nossa aprovação, só tem a somar aos alunos e ao Esporte de Jacarezinho", disse.

Já Fábia Fonseca, professora de educação física do Colégio João de Aguiar, frisou que a participação é o mais importante. "Sabemos que é difícil incutir isso na cabeça de uma criança, ela quer sempre ganhar. Mas o essencial é focar sempre no esporte para sentir lá na frente as conseqüências em suas vida, as tirando das ruas e de coisas ruins para seu crescimento. Além dessa, a Prefeitura tem muitas escolinhas e atividades, que podem mostrar o lado bom do esporte e salvar muitas vidas. Aqui meus alunos estão felizes da vida, perguntando quando vai ter de novo, faz bem pro corpo, bem para a cabeça, aprende a respeitar o colega, o juiz, é isso aí”, finalizou.