Geral

Publicado em: 20/06/2011 16:29 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

G5 se reúne para tratar de Saúde e Infraestrutura

Na manhã de hoje, foi realizada em Ribeirão Claro mais uma reunião do G5 - Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento da Bacia do Paranapanema. Participaram representantes das cinco cidades que integram o G5, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Carlópolis, Joaquim Távora e Guapirama. Dentro da pauta da reunião estavam dois importantes projetos: da Patrulha Asfáltica e o da Linha da Saúde e Casa de Apoio. Ambos são projetos ousados e inovadores, já estão prontos e aguardam agora parecer do Governo do Estado.

O projeto da Patrulha Asfáltica prevê readequação e expansão da malha asfáltica dos cinco municípios com a compra de uma usina de asfalto com capacidade de processar mais de 40 mil toneladas por hora, além de um espargidor, uma vibro acabadora de esteira, um rolo compactador e três caminhões basculantes trucados.

Já o da Saúde busca “melhorar as condições de saúde e a qualidade de vida da população norte pioneira do Paraná, proporcionando mais acesso a ações e serviços de qualidades na saúde”, como diz sua própria descrição. Isto seria feito através da locação de um imóvel residencial na capital (para abrigar os pacientes de especialidades), aquisição de uma van para 16 pessoas, um carro popular, um ônibus para 48 passageiros e repasse mensal conjunto para cobrir despesas operacionais da Casa de Apoio e Linha da Saúde.

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente José Antonio Costa compareceu à reunião representando a prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti e ressaltou a vantagem de se trabalhar em grupo. “Infraestrutura e Saúde são essenciais em qualquer município. Entretanto, são serviços muito caros que dependem de ajuda estatal, de repasse do Governo do Estado. E estando organizados em consórcios, com embasamento através de dados estatísticos e previsão de gastos já definidas, fica mais fácil de que os recursos sejam viabilizados”, disse.

Costa comenta ainda que o clima dentro do G5 está propício para negociações. “Na gestão da prefeita Tina, sempre ficou muito evidente que se as parcerias fossem benéficas para a população de Jacarezinho, seriam fechadas independente de nomes ou de partido político. Os cinco municípios parceiros estão em sintonia no sentido de atingir o bem público para cada comunidade, dividindo as despesas e revezando os benefícios. Se concretizada, a aprovação de nossos projetos irá proporcionar um maquinário de primeira linha, para manter o asfalto em boas condições e um programa de Saúde capaz de melhorar o atendimento de especialidades”, concluiu.

Estavam presentes ainda o prefeito de Ribeirão Claro Geraldo Maurício de Araújo, o prefeito de Carlópolis Roberto Coelho e seu secretário de Indústria e Turismo Nilton José Teles, além do diretor de Meio Ambiente de Joaquim Távora Natalino Pereira da Silva e os secretários de Administração e de Saúde de Guapirama Vanderlei Gregório de Oliveira e Antonio Rodrigues de Souza, respectivamente, além do coordenador do G5 Rômulo Ribeiro Santana.

A decisão dos dois projetos (Patrulha Asfáltica e Linha de Saúde) agora estão nas mesas do secretário de Estado da Saúde Micheli Caputo Neto e do secretario de Desenvolvimento Urbano Cezar Silvestri, que o analisam. Os cinco prefeitos das cidades do G5, Tina, Maurício, Roberto, Cláudio Rivelino (J. Távora) e Eduí Gonçalves (Guapirama) planejam viagem para Curitiba nas próximas semanas.

Elaborados após embasamento detalhado e intenso, os projetos possuem dados estatísticos de cada município. Por exemplo, o projeto do asfalto conta com estimativa da extensão total de vias urbanas de cada município, além de frota total de veículos e outras estatísticas. Já o da Saúde, tem a população separada por faixas etárias, itinerário de clínicas em Curitiba e o horário em que o ônibus passaria em cada cidade integrante.

Entenda o que é o G5

De acordo com o Estatuto do próprio órgão, a finalidade do Consórcio Intermunicipal G-5 é abordar o desenvolvimento político, econômico e social, de forma sustentável, com a responsabilidade de um crescimento ordenado entre os consorciados proporcionando o desenvolvimento regional e local. O Estatuto ainda diz que constituem objetivos básicos do G-5:

I – planejar e executar as atividades de interesse comum, destinadas ao desenvolvimento socioeconômico dos Municípios integrantes do consórcio intermunicipal, promovendo os serviços públicos e fomentando a iniciativa privada nas atividades de interesse público;

II – representar os Municípios que a integram perante entes públicos e privados, nacionais e estrangeiros, nos assuntos de interesse comum;

III – articular-se com outros entes para a obtenção de recursos que serão alocados em projetos, obras e serviços de interesse comum. Na execução de suas finalidades e objetivos o G-5 pauta-se pela observância dos princípios da Administração Pública inscritos no Artigo 37 da Constituição Federal e na legislação decorrente.