Geral

Publicado em: 17/06/2011 18:04 | Autor: Departamento de Comunicação e Secretaria Municipal de Administração / João Luccas Thabet / Alfredo J

Educação, Administração, Jurídico e APP se unem pelo piso nacional

Na última quarta-feira, dia 15 de junho, as Secretarias de Administração, Educação, Cultura e Esportes e Procuradoria Jurídica do Município de Jacarezinho realizaram, na Secretaria de Educação, reunião com a APP Sindicato, representada, na ocasião, pelos Dirigentes Nilton Aparecido Stein e Elza Consolin.

Como pauta do encontro, houve a discussão sobre a fixação do Piso Nacional do Magistério com esteio na Lei Federal 11.738/08, bem como a importância da hora atividade como mecanismo de valorização da categoria.

Para o Secretário de Administração, João Luccas Thabet Venturine, as reivindicações são legítimas e retratam lutas históricas dos professores. “O diálogo precisa ser estimulado, e a postura da Secretaria, como não poderia ser outra, em cumprimento às diretrizes estabelecidas pela Prefeita Tina Toneti, é, sim, a de convergência e a de estreitamento da relação”, disse.

Na mesma toada, a procuradora geral do Município Leana Bacon, ressaltou que a fixação do piso nacional humaniza e valoriza a categoria profissional dos professores.

Já o professor Nilton Stein destacou que a abertura desse canal de comunicação é de fundamental importância no sentido da promoção de avanços e na crescente valorização da carreira do magistério.

Mesma posição com a qual compactua a Presidente da APP – Sindicato, Elza Consolin, reafirmando que a APP encontra-se atenta aos interesses da categoria, estando aberta ao diálogo e ao aprofundamento das discussões que valorizam a categoria.

Para a secretaria de Educação, Laura Lemos Gomes do Amaral, apesar de o trabalho de um professor se faz silencioso durante os anos por dois motivos. “Primeiro porque os brilhos recaem mais sobre o aluno do que sobre o mestre e segundo porque a aula, que o docente expõe em poucos minutos, esconde atrás de si a meditação de muitas horas, os ensinamentos colhidos através de muitos anos e a preparação indispensável da matéria lecionada”, comentou.

Seguindo neste raciocínio, Laura expõe que, na verdade, quatro ou seis horas, mesmo para os professores mais experientes e profundos conhecedores da matéria que lecionam, representam grande esforço mental e, no mínimo, mais algumas horas de estudo preparatório. “Daí a necessidade desse estudo, determinado pela Prefeita Tina Toneti, direcionado à valorização dos profissionais do Magistério Público jacarezinhense”, finalizou.

Nesse sentido, ainda, cumpre ressaltar que inúmeros avanços já foram obtidos em função de estudos promovidos nos Planos de Cargos e Salários dos servidores municipais. Fixou-se, portanto, o mínimo nacional como referência do salário mínimo, e a extensão do anuênio, até então, específico do Plano do Professores, para todos os demais cargos.

Além disso, no mês de julho, haverá a implantação da progressão horizontal, fundada no tempo de serviço.

A comissão de estudos sobre planos de cargos e salários tem por objetivo, ainda, a implantação da progressão vertical, aquela fundada na titulação.