Assistência Social

Publicado em: 13/06/2011 22:20 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

PETI promove evento alusivo ao dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

A equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) organizou um evento na última sexta-feira, alusivo ao dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que foi comemorado em todas as partes do planeta ontem, 12 de junho. Houve apresentações dos mais de 200 alunos do programa e presença de diversas autoridades municipais, parceiras e promotoras do Peti.

Estiveram presentes o vice-prefeito José Roberto Rocha representando a prefeita Tina Toneti, além da secretária de Assistência Social Eva Rocha, secretário de Planejamento Nelson paulino leite, vereadores Wilson Ferreira, José Macalé e Wanderlei Amâncio de Moraes, representantes da Polícia Militar e do Tiro de Guerra, além da chefe do Núcleo Regional de Educação Silvia Regina de Souza.

Citando uma passagem bíblica, o vice-prefeito Beto Rocha ressaltou a contribuição que o Peti dá para que as crianças não “se desviem do caminho ao crescer”. “A base de tudo é a nossa religião. Pensemos em nosso privilégio estando neste mundo. Quantas pessoas dariam tudo para estar em uma instituição como esta. Mais que isso, quantas pessoas não viram o sol nascer nesta manhã”, disse.

A secretária Municipal de Assistência Social Eva Rocha disse que o Peti é um projeto que faz seu coração “bater mais forte”. “Temos lutado junto com a prefeita para ampliar ainda mais a abrangência do programa. Agradecemos ao grande apoio da Patrulha Escolar da PM, ao Conselho Tutelar e outros órgãos parceiros que nos ajudam a impedir que estas crianças entrem para o mundo das drogas, andem em má companhia etc”, falou. Eva lembrou das atividades realizadas no Programa como esporte, dança, artes, educação em todas as áreas.

O secretário de Planejamento Nelson Paulino Leite disse que a Prefeitura tem feito e continuará fazendo todos os esforços “para que juntos possamos construir um mundo de oportunidades”. “Todo mundo tem o direito de ser feliz. Conseguimos criar e manter uma estrutura preocupada em atender todas as demandas que nos são colocadas”, comentou.

A diretora do Peti Magali Moreira Gonçalves e a coordenadora Karina Soni Kakimori Garcia contaram um pouco do trabalho com as crianças. Estavam expostos nas paredes os trabalhos realizados na aula de Artesanato, dada pelo artista plástico Edmilson Donizeti. Diogo Igor é o responsável por ensinar Hip Hop para as crianças e a Capoeira fica por conta do Mestre Adauto Salomão, que inclusive apresentou “Maculelê” no evento. Para fortalecer os laços de amizade dos alunos do Peti com as crianças dos outros bairros da cidade, uma vez por mês é organizado um jogo de futsal no Ginásio seguido de uma confraternização. Cada mês, um bairro diferente é escolhido como oponente. Além disso, os jornais chegam diariamente ao Programa. Uma parceria com o periódico Pérola do Norte permite às professoras realizarem leituras conjuntas e inserirem nos alunos o hábito pela leitura. No final do mês, eles próprios produzem um jornal. Além disso, os alunos freqüentam a Biblioteca Cidadã e Curso de Informática em parceria com o Tiro de Guerra, viabilizada pelo instrutor do TG subtenente Aguiar. Já o projeto Ludicidade é feito com supervisão da professora Lúcia Vinha e os estagiários da UENP Rafael Assorin e Juliana Lemos.

Moradora do Jardim Panorama e mãe de um aluno do Peti, Elaine Cristina de Oliveira contou o que o Programa significa para a vida de sua família. “É essencial saber que nossos filhos estão amparados e que quando voltarmos do trabalho, eles estarão bem. Confio muito no Peti e a ele, devo a possibilidade de meu filho estar na escola e eu trabalhando tranqüila”, disse.