Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 13/06/2011 22:00 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Departamento de Cultura realiza IV Conferência Municipal de Cultura

Foi realizada em Jacarezinho nas últimas quinta e sexta-feira a IV Conferência Municipal de Cultura. Evento no Cine Iguaçu reuniu os agentes de Cultura do município a fim de levar ao conhecimento público as possibilidades que cada comunidade possui para articular novas maneiras de criar e manter atividades ligadas à cultura pela cidade.

Depois da leitura do Regimento Interno e discussão do mesmo, foram escolhidos através de votação os representantes de cada setor, que os representarão dentro do Conselho de Cultura na gestão 2011-2012. Os conselheiros titulares são o diretor do Departamento de Cultura Moisés Evangelista, o secretário de Conservação Urbana Leonardo Costa Santos, o coordenador da sala do empreendedor André Luiz de Aguiar Paulino Leite e o secretário de Gabinete Felippe Toneti. Na mesma chapa, entraram como suplentes Andrelisa Nunes Maldonado, Wellington Alves Faria, Aline Cristina Sales e Maria Salete Braga de Andrade.

Os órgãos não-governamentais também estão representados com duas pessoas em cada área de atuação: um titular e outro suplente, respectivamente. Em Artes Cênicas, estão Jucelino Biagini e Gabriel Jesus Monteiro. Já na área de música Carolina Julia Umino é a representante (o suplente ainda será definido por conta de uma questão legal). Na área de dança, José Adauto Salomão e Rosa Neves dos Santos foram Oe escolhidos, assim como Edmilson Donizette do Nascimento e Marcel Cunha Bueno. Para a sociedade civil, são dois integrantes titulares: Oscar de Oliveira e Danilo Júnior de Oliveira e dois suplentes: Valter Thabet e Patrícia Martins.

O diretor Municipal de Cultura e organizador do evento Moisés Evangelista agradeceu a todos que colaboraram na feitura do evento, assim como aos agentes culturais participantes. “A palestra e o evento em si abordaram a realidade local, traçando um raio-X da cultura popular, estimulando que as pessoas pensassem sobre isso. Agradecemos também as entidades que se apresentaram, à prefeita Tina Toneti, o professor Carreri da UENP, o Peti, o mestre Adauto, a APAE, o Núcleo Regional de Educação, o Instituto Federal, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, o Clube da Viola, o pessoal do Hip Hop e também da Capoeira”, disse.

Moisés destacou que foi feita a eleição em um espaço democrático, cuja participação estava aberta à toda a população. “O saldo final foi muito positivo. Um dos pontos interessante foi a parceria com membros de outras instituições, que se propuseram a sentar e debater sobre o tema. Procuramos divulgar o máximo possível, com publicidade nas rádios, cartazes, panfletos para que garantíssemos que todos estivessem sabendo de sua oportunidade de opinar no setor cultural do Município”, finalizou.

A secretária Executiva da Educação Municipal, Sônia Inês Zanette Assolari destacou a profundidade do tratamento à Cultura dado no evento. “A palestra [com o diretor de Cultura da UENP Danilo Júnior] foi ótima porque abordou o conceito de Cultura o transportando para a relação com a cidadania. Além do mais, ele fez uma análise da cultura na dimensão simbólica, cidadã e econômica”, disse. De acordo com a secretária Executiva, o palestrante ainda falou de acesso e direitos culturais, financiamento de projetos e da Lei Rouanet. “Ele falou também da criação do Pró-cultura e do tratamento que deve ser dado à memória cultural como as obras de Sigaud. Danilo ainda citou a frase de Vitor Hugo ‘Não há nada mais forte que as ideias cujo tempo chegou’”, concluiu Sônia.

A posse dos conselheiros será em Agosto e as reuniões do Conselho, quinzenais. Uma das funções principais da IV Conferência de Cultura é analisar a realidade local e identificar o que pode ser feito para aprimorá-la. Outro foco essencial, de acordo com a organização, é de que os produtores de cultura (após capacitados) conheçam os mecanismos, se aprofundem no conhecimento na área e adquiram autonomia, promovendo então a cultura local e regional.