Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 01/05/2011 11:51 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura e Sebrae promovem Semana do Empreendedor de 13 a 17 de Junho

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho e a Agência de Apoio ao Empreendedor e ao Pequeno Empresário (Sebrae) promovem na próxima semana a Semana do Empreendedor Individual. Evento acontece diariamente, de 13 a 17 de junho, das 9 às 17h em frente aos Correios (esquina da rua Coronel Figueiredo com avenida Getúlio Vargas). Lá estarão de plantão consultores do Sebrae e da Sala do Empreendedor, órgão ligado à secretaria de Comércio e Indústria, Turismo e Serviços.

Co-organizador do evento pela Prefeitura Municipal, André Luiz de Aguiar Paulino Leite explica que os consultores estarão à disposição da comunidade para informar quem deseja saber mais sobre a figura do microempreendedor individual e formalizar quem deseja se legalizar. “Quem tem sua confecção no fundo de quintal (ou fabrica doces, artesanato) agora pode ter seu CNPJ e usufruir dos benefícios”, comenta Leite.

E para quem achava que a formalização não valia a pena porque era caro, o organizador explica que o custo hoje para microempreendedor prestador de serviço é de apena Sr$33,25/mês. “Desde maio deste ano, a alíquota caiu pela metade. E quase não tem imposto (imposto simbólico de R$1), portanto é quase tudo para a previdência social do trabalhador”, acrescenta.

Entre os benefícios de quem se formaliza, estão:

Cobertura previdenciária – a pessoa que trabalha em casa, muitas vezes contribuía pelo INSS como dona de casa, agora não precisa recolher duas vezes porque ela já estará coberta.

A contratação de um funcionário – fica mais em conta (pagando 3% de previdência e 8% de FGTS sobre o salário mínimo) ter uma pessoa auxiliando na produção e aumentando o lucro da empresa.

Perigo de multas – quem não se regulariza, corre sério risco de ter prejuízo com multas de fiscalização.

Isenção de taxa pro registro. Se a pessoa chegar já sabendo das facilidades, em cinco minutos consegue o CNPJ. Se ela não sabe, irá conversar com o consultor, que a informará como funciona. Ela querendo de fato a firma, será aberta na hora e ela sairá de lá já com o carnê para pagar.

Não tem custo nenhum, não precisa de contador, tendo que fazer apenas uma declaração anual do faturamento (IR).

Facilidade do crédito (comprovar a renda em Bancos), que pode ser usado para fazer um consórcio de um automóvel para melhorar seus negócios ou até mesmo financiar a construção de uma ampliação para sua empresa.

Portanto, se você já tem uma empresa ou quer montar uma, não perca essa oportunidade. há diversas ações para garantir o seu sucesso, com atendimentos individuais ou consultorias. Haverá mini curso com informações para melhorar o gerenciamento dos negócios (Finanças Básicas) no dia 16 (quinta-feira da semana que vem) às 19h na ACIJA. Aproveite! quanto mais conhecimento você tiver, mais chance de seu negocio dar certo!

Para mais informações ligue para 3911 3056 ou visite a Sala do Empreendedor na rua Antonio Lemos, numero 916 – junto a Agência do Trabalhador.