Saúde

Publicado em: 06/06/2011 14:56 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura atualiza Comitê Municipal Intersetorial de combate à Dengue

Na manhã da última sexta-feira, a prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti convocou todos os secretários de Governo para reunião em seu gabinete. O motivo era a atualização do Comitê Municipal de Combate à Dengue. Mesmo estando no período de menor incidência de pessoas contaminadas pelo mosquito em todo o ano, a preocupação do poder público municipal é grande.
“Faremos um trabalho integrado, sistemático e de impacto. Não é porque quase não há mais casos que ficaremos parados. Agora sim é a hora de agirmos mais e mais para evitar que outro surto aconteça. Todo mundo tem que estar treinado para perceber um eventual foco de contaminação”, reiterou a prefeita Tina Toneti.
O decreto que criou o Comitê considera as seguintes razões. Primeiro que 90% dos criadouros do mosquito transmissor (Aedes aegypti) estão localizados em residências e lotes baldios. Depois que epidemiologicamente há risco de nova ocorrência de grande número de casos, com possibilidade até de incidência da forma hemorrágica da doença e, finalmente, que Jacarezinho situa-se em área de grande fluxo de pessoas.
De caráter consultivo, o Comitê de Combate tem em suas atribuições assessorar e participar na formulação e realização de ações educativas, preventivas e de mobilização da sociedade, visando combater a Dengue de forma efetiva em todas as frentes.
Foram o diretor Municipal de Vigilância Epidemiológica Eduardo Quirino, o coordenador da Vigilância Sanitária Luiz Carlos Ferreira e a coordenadora da atenção básica Cinthia Francica que pediram para que a prefeita convocasse esta reunião. Eles trouxeram estudos que mostram que há risco de um novo surto caso a população não mude seus hábitos. “Em visita recente em bairros carentes para aplicação da vacina da gripe comum, pudemos observar muitos focos de Dengue principalmente em lixo doméstico. As pessoas ainda precisam de orientação maior, em verdadeiro trabalho de esclarecimento”, comentou Quirino.
Ele conta que o intuito do Comitê é de multiplicar as ações de trabalho contra a Dengue. “Não é nada fácil. Para tanto, teremos que envolver todas as secretarias municipais e outros órgãos de fora do município, instituições parceiras, sociedades civil, associações de bairro em um trabalho com finalidade de promover prevenção e combate à Dengue em Jacarezinho”, completa.
Luiz Ferreira diz que sente uma melhora no acolhimento da população aos profissionais que combatem o mosquito. “Mas ainda precisamos distribuir muita orientação para que a população entenda o seu papel primordial no combate”, pede o coordenador da Vigilância. “O comitê municipal vem para ajudar principalmente porque ele é intersetorial. Vamos envolver no combate à Dengue todos os órgãos e inclusive instituições privadas”, finaliza.
Foi retirado da reunião como pauta prioritária organizar este trabalho envolvendo todas as instâncias de poder e órgãos governamentais e não governamentais do município. Portanto, durante todo o dia de hoje Cinthia Francica, Quirino e Ferreira atenderam aos secretários e instituições colaborativas, criando cronograma e compromisso de ações com cada um deles a fim de potencializar o combate a esta doença.

Se você quiser, ouça também o que o diretor da Epidemiologia e o da Vigilância Sanitária disseram clicando no botão 'play' acima no 'sonora dengue'