Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 05/06/2011 21:42 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Alunos do 5° ano fazem trilha no Horto Florestal

Os dois dias (2 e 3/6) de trilha com as crianças na Estação Ecológica Horto Florestal fecharam a primeira parte da II Semana do Meio Ambiente. A tecnóloga Annieli Maieski e a bióloga Suélen Silva de Oliveira coordenaram os trabalhos, auxiliados pelas professoras das escolas municipais e órgãos parceiros.

Todos os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que estudam nas escolas municipais da cidade tiveram a oportunidade de ter este contato intenso com a natureza. “Gostaríamos de atender a todas as turmas, mas não daria tempo. Então escolhemos o quinto ano. Mesmo assim, foram centenas de alunos. E descobrimos coisas absurdas, como crianças que até hoje nunca tinham ouvido falar de coleta seletiva. O trabalho de conscientização foi feito, estamos satisfeitos”, disse a bióloga do Departamento Suélen.

Já a tecnóloga Annieli participou do programa Nossa Gente, veiculado pelas rádios Norte Sul e Educadora AM de Jacarezinho. A profissional do Departamento de Meio Ambiente conversou com Welk Daniel e com a prefeita Tina Toneti sobre o conceito de sustentabilidade, baseada no tripé (econômico, ambiental e social). Confira acima no “Arquivos relacionados” mais da entrevista de Annieli.

Além do passeio no meio da mata, houve exposição da Polícia Ambiental com amostra dos equipamentos de trabalho utilizados nas questões ambientais, exposição da Vigilância Sanitária, exposição da Coleta Seletiva e brincadeiras recreativas com alunos.

O Departamento de Meio Ambiente agradece a Polícia Ambiental, a Vigilância Sanitária, o Instituto Ambiental do Paraná, a Usina Jacarezinho, aos acadêmicos da Universidade Estadual do Norte do Paraná e o Colégio Agrícola de Cambará.

A coordenadora da escola Silvestre Marques contou o que achou da ideia. Seu depoimento também pode ser conferido no link ‘arquivos relacionados’ acima. Lá você encontra também a voz de duas crianças, uma de nove e outra de dez, que pelo jeito adoraram a trilha ecológica.

Acadêmicos da UENP colaboram com Semana

O grupo “Cênica Ser Aí” também participou da trilha. Eles acompanharam as crianças no percurso e promoveram jogos teatrais. De acordo com o grupo, estes jogos “objetivam a interação do ser com o ambiente ao seu redor, estimulando que este assuma um papel de agente transformador de situações incomodas e prejudiciais tanto para ele, quanto para o meio”.

A Cênica utiliza técnicas do teatro do oprimido em seu trabalho. “Na ocasião o foco dos jogos foi o meio ambiente e a conscientização das crianças acerca do consumo responsável para que seja evitado a produção desenfreada de todos os tipos de lixo”, contou a acadêmica do 3° ano de Letras Aline de Oliveira Gomes da Silva.

Mais atividades...

•          Segunda-Feira 06/06/2011 – Plantio de Mudas Nativas para inauguração do Bosque no Instituto Federal do Paraná campus Jacarezinho, a partir das 8h;

•          Quarta-Feira 08/06/2011 – Palestra sobre preservação do meio ambiente para o grupo Pró-Jovem do bairro Aeroporto as 14h.