Geral

Publicado em: 05/06/2011 17:11 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura realiza série de eventos em alusão ao Dia Do Meio Ambiente

O Dia do Meio Ambiente é comemorado hoje em todo o mundo. Em todos os sites que você entrar, publicações que você adquirir com data de hoje tratarão de temas ligados à preservação do Planeta, considerada emergencial em tempos de devastação ambiental sem precedentes.

A instituição do 5 de junho provém de 1972, data de uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) com 113 países e 250 ONGs. O tema do encontro era o risco que a diversidade biológica corria com os danos causado pelo homem e quais atitudes os governos precisariam tomar para diminuir os efeitos. Este foi o primeiro evento em que ficou claro a necessidade de todos países fomentarem projetos de preservação ambiental.

Em Jacarezinho, o departamento de Meio Ambiente realiza a II Semana do Meio Ambiente. O evento tem apoio do Pelotão da Polícia Ambiental, Instituto Ambiental do Paraná, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Educação, Instituto Federal e Usina Jacarezinho. As diversas atividades recreativas e de educação ambiental foram e serão realizadas, buscando a atenção da comunidade para a urgência em se adotar práticas ambientalmente sustentáveis, conscientizando maior número de pessoas possíveis.

Na última quarta-feira, dia 1°, uma exposição sobre a Coleta Seletiva abriu os trabalhos da semana temática de conscientização. O evento foi na Seara Alimentos, a partir das 8h. Por mais um ano, foi fruto de parceria entre o departamento de Meio Ambiente e a empresa. Os tecnólogos da Prefeitura passaram todas as atribuições da coleta seletiva para pouco mais de 600 funcionários, já que o trabalho aconteceu em dois turnos.

Parceira da Prefeitura no projeto, a analista ambiental da Seara Alimentos Jussara Aparecida Fernandes comenta que o mais gratificante neste processo é a conscientização dos funcionários. “Temos aqui mil funcionários e assumimos nossa responsabilidade social. Sentimos nestes oito anos de gestão ambiental que o comportamento dos funcionários mudou, que conseguimos fazer um trabalho maduro”, disse. Ela conta que a empresa possui rígido gerenciamento dos recursos hídricos, água e efluentes, emissões gasosas e rastreabilidade dos resíduos sólidos. “O que ganhamos é a certeza de estarmos contribuindo para a sustentabilidade e formação do Planeta”, conclui.

Confira ao lado nos ‘arquivos relacionados’ Jussara falando sobre a parceria entre a empresa, Prefeitura, IAP e 19ª Regional de Saúde, e a Semana na empresa, focando em gerenciamento ambiental tanto no processo produtivo quanto na vida pessoal dos funcionários.

Na quinta e sexta-feira, alunos da rede pública Municipal foram levados pelo Departamento de Meio Ambiente até a Estação Ecológica Horto Florestal para exposição da Polícia Ambiental com amostra dos equipamentos de trabalho utilizados nas questões ambientais, exposição da Vigilância Sanitária, exposição da Coleta Seletiva, brincadeiras Recreativas com alunos e trilha na Estação Ecológica Horto Florestal.

Confira na próxima notícia as fotos e mais detalhes da aventura ambiental explorada pelas crianças.

E saiba como continua a Semana do Meio Ambiente. Até quarta-feira, há programação!

•          Segunda-Feira 06/06/2011 – Plantio de Mudas Nativas para inauguração do Bosque no Instituto Federal do Paraná campus Jacarezinho, a partir das 8h;

•          Quarta-Feira 08/06/2011 – Palestra sobre preservação do meio ambiente para o grupo Pró-Jovem do bairro Aeroporto as 14h.