O prefeito

Publicado em: 02/06/2011 17:53 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeita Tina Toneti participa de recepção a vice-governador

Visita à Jacarezinho

Prefeita participa de recepção a Vice-Governador

A prefeita de Jacarezinho Valentina Helena de Andrade Toneti participou na tarde de hoje de cerimônia de recepção ao vice-governador e secretário de Estado da Educação Flávio Arns, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Tina Toneti declarou que tem acompanhado as declarações de Flávio Arns e que comunga de muitas das opiniões do vice-governador a respeito da participação da comunidade nas decisões que a escola deve tomar, desde o padrão das construções até o cardápio e ao serviço da Merenda Escolar. “Desejo e espero ouvir as boas notícias de que Vossa Excelência pode ser portador – no que diz respeito à Educação em geral e ao transporte escolar”, disse.

Logo após, a prefeita resumiu as principais ações adotadas pelo Município de Jacarezinho para cumprir as obrigações constitucionais:

- Nossas escolas municipais estão sendo organizadas em Complexos Educacionais, para facilitar a vida das crianças e de suas famílias: o aluno que é matriculado aos 4 meses num Complexo pode estudar no mesmo prédio até ser promovido ao 6º ano do Ensino Fundamental.

- A matrícula pelo sistema de Georreferenciamento, que começamos a implantar em 2009 também tem tido reflexos favoráveis nos gastos com o transporte escolar, porque o aluno fica menos tempo dentro do ônibus, quando estuda perto de sua residência.

- E foi principalmente para otimizar a aplicação dos recursos destinados ao Transporte Escolar que transferimos todos os nossos alunos da Zona Rural para o turno Vespertino.

- Por último, a Câmara Municipal aprovou lei estabelecendo ponto de parada dos ônibus a (no máximo) 1.500 m da residência dos alunos.

Além da prefeita, estiveram presentes os secretários de Planejamento, Nelson Paulino Leite, de Educação Laura Lemos Gomes do Amaral, representantes do poder legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores José Izaías Gomes (Zola) e Wilson Ferreira.

Compuseram o cerimonial ainda o deputado estadual Hermas Brandão Junior, o reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná Eduardo Meneghel Rando, além de prefeitos da região, coordenadores de Núcleos Regionais.

O vice-governador Flávio Arns focou que as discussões que importam devem ser feitas com objetivos claros, de modo que novas saídas sejam descobertas e ações efetivas, programadas. “Cada município já fez sua reunião e traz neste encontro as especificidades de cada lugar. Aqui vamos discutir escola por escola e identificar quais as melhores soluções para cada uma delas. Uma escola tem que ser bonita, acolhedora, competente”, comentou.

Arns ainda citou uma frase conhecida no meio educacional. “Sempre dizemos que onde há bom diretor, há boa escola. Isso é verdade, mas desde que haja condições para que este trabalho seja feito”, disse.

Depois do término dos discursos, a prefeita Tina e o vice-governador Flávio Arns conversaram sobre os recursos destinados ao transporte escolar. O evento prosseguiu com os debates envolvendo diretores de escolas públicas da região.