O prefeito

Publicado em: 27/05/2011 11:22 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeita Tina é homenageada em aniversário de um ano do Instituto Federal

Cerca de 150 pessoas, entre autoridades municipais, alunos, professores e servidores do Instituto Federal (IF) – campus Jacarezinho – participaram na noite de ontem de comemoração ao primeiro ano de aniversário da instituição de ensino. A prefeita Tina Toneti e o secretário Municipal de Planejamento receberam das mãos dos alunos placas de homenagem pelo empenho em trazer o Instituto para Jacarezinho.
A cerimônia informal no pátio da instituição começou perto das 20h30. O diretor de Ensino do campus de Jacarezinho do IF Gabriel Mathias Carneiro Leão agradeceu a parceria da Prefeitura que, segundo ele, está “sempre acessível aos pedidos da instituição”. Gabriel chamou para tomar a palavra uma representante dos alunos, que está desde o início da instituição, “que está lá desde a fase de enfrentar barro e entrar pela porteira até reclamar que o ar condicionado da sala está gelado”, emprestando as palavras do diretor geral do IF Jacarezinho, Gustavo Villani Serra.
Por sua vez, Gustavo também discursou, esmiuçando os objetivos dos Institutos Federais do Estado do Paraná. “Eu fui um dos que defendi a migração dos professores da Universidade para os Institutos por acreditar nesta ideia. O conceito dos IFs é apaixonante. É dar educação de qualidade para quem ainda não teve a oportunidade”, disse. De forma cuidadosa, o diretor chamou toda a sua equipe (diretores, professores, servidores diretos e terceirizados) para ir à frente e receber os aplausos dos presentes. Depois, pediu aos alunos que trouxessem as homenagens à prefeita Valentina Toneti e ao secretário Nelson Paulino. As placas em vidro traziam a frase do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.
Emocionada com a homenagem, Tina disse que é apenas alguém que faz política e que ao fazer esta obrigação, procura lutar pelos programas essenciais, priorizar a Educação, a Saúde e praticar a justiça e a solidariedade. “Ser prefeita da minha cidade e receber – de graça – uma homenagem como esta que vocês estão me oferecendo é o maior prêmio a que uma pessoa pública pode aspirar”, concluiu.

Sabe-se que na época da implantação do IF, muitas cidades lutavam para ser sede e Jacarezinho era a que tinha menos chances de conseguir. Dos 30 deputados da bancada paranaense da Assembléia, apenas um votou a favor de nossa cidade, Ângelo Vanhoni. Mesmo assim, o trabalho da equipe da Prefeitura e a articulação política incisiva e coerente da prefeita trouxeram o Instituto para nossa cidade. O aniversário do IF é comemorado em 24 de maio. O Instituto oferta Ensino Técnico Subsequente, Ensino Médio integrado e, recentemente, foram criados quatro cursos de Ensino à Distância (EAD).

Estavam presentes ainda na cerimônia de ontem o vice-prefeito Beto Rocha, o secretário de Agricultura José Antonio Costa, de Conservação Urbana Leonardo Costa Santos, de Gabinete Felippe Toneti, a secretária de Educação Laura Lemos Gomes do Amaral, de Assistência Social Eva Rocha, de Comércio e Indústria, Turismo e Serviços Nadia Jaqueline Cussolin e o vereador Wilson Ferreira.