Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 26/05/2011 15:00 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura forma primeira turma de curso superior de Tecnologia em Gestão Pública

Cerimônia realizada no Cine Iguaçu na noite de ontem marcou a formatura da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Foram 6050 formandos em todo o Paraná e 36 servidores públicos somente em Jacarezinho. A cerimônia oficial foi transmitida ao vivo para todos os campi via teleconferência, diretamente da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. As autoridades estaduais discursaram, houve execução do Hino Nacional e o juramento de todos os mais de seis mil formandos. Depois do término desta etapa, cada unidade continuou com seu próprio protocolo.

Aqui em Jacarezinho compuseram a mesa a prefeita Tina Toneti, a secretária de Educação Laura Lemos Gomes do Amaral, a tutora responsável pela primeira e segunda turma Sonia Regina Torres Alves, a formanda representante dos alunos Silvia Cândido Laureano Suave, o vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Rinaldo Bernardelli Jr., o diretor do Instituto Federal (IF) em Jacarezinho Gustavo Vilani Serra e o vereador Wilson Ferreira representando a Câmara de Vereadores.

A prefeita Tina Toneti, que acompanhou todo o processo de aprendizado destes servidores desde setembro de 2008, início do curso, não conteve a emoção ao vê-los formados. “Eu me orgulho muito de vocês, meus amigos. Para mim, servir ao público é um sacerdócio. Fico muito satisfeita em ver que vocês estão seguindo o mesmo caminho de dedicação incondicional à área e, principalmente, que se preocupam em se qualificar para exercer tal função”, disse.

Desde o início da gestão Tina Toneti, a Educação foi colocada como prioridade. De acordo com a prefeita, ali se encontra a base de toda a formação. Um dos primeiros convênios assinados foi com o Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional (ITDE), inicialmente vinculado à UFPR. De lá, mais diversas parcerias surgiram e foram implantadas, assim como novos cursos, novas instituições, novos horizontes. Hoje temos alunos no SENAC, SENAI, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Instituto Federal (IF) e na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). “Continuo acreditando que muitas pessoas de talento não conseguem atingir nada nesta vida porque não possuem um objetivo definido pelo qual lutar. Ter um sonho faz toda a diferença”, concluiu a prefeita.

Marcaram presença no evento ainda o secretário de Finanças José Antonio Anghinoni, de Planejamento Nelson Paulino Leite, de Gabinete Felippe Toneti, de Administração José Luccas Thabet, de Comércio, Indústria, Turismo e Serviços Nadia Jaqueline Cussolin e de Saúde Andréia Kalil.

História

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública foi implantado em setembro de 2008 através de celebração de um convênio entre o município de Jacarezinho e a Universidade Federal do Paraná. Tratou-se de mais uma inovação na área da educação à distância, uma vez que todos os municípios do Paraná tiveram a oportunidade de, ao mesmo tempo, proporcionar capacitação a seus servidores, através da implantação de telessalas de aula. O público alvo do curso são servidores municipais, estaduais e federais, e o objetivo proposto foi capacitar servidores efetivos, a fim de proporcionar-lhes conhecimentos teóricos e práticos, bem como proporcionar melhorias no atendimento do interesse público. O curso apresentou dois anos e meio de duração, sendo ministrado semanalmente, às quartas-feiras. Foi dividido em quatro módulos, totalizando vinte e duas disciplinas.