Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 25/05/2011 14:17 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Jacarezinho sua a camisa contra a cidade mexicana de Tecolutla

Corra, caminhe, pule corda, rebole e se mexa porque hoje é o Dia do Desafio. Por este motivo, mais de 80 pessoas foram no início desta manhã até a Praça Rui Barbosa. Lá aconteceu a abertura oficial do evento, o qual Jacarezinho já participa há dez anos. As cidades se inscrevem e, de acordo com seu porte, são selecionadas para um confronto de número de atividades físicas.
No ano passado, competimos com o município de San Antonio Del Sur (Cuba) e apresentamos mais habitantes suando a camisa. Neste ano, nossa oponente é a cidade de Tecolutla (México), que tem pouco mais de 25 mil habitantes. Apesar de os funcionários do SESC serem unânimes que o mais importante é incentivar a saúde, é bom destacar que a unidade de Jacarezinho já participa há dez anos e nunca foi derrotada.

Representando Tina Toneti, o vice-preito José Roberto Rocha agradeceu a presença de todos e salientou a importância da prática da atividade física. “Este evento nos faz atentar que a saúde está intimamente ligada aos exercícios. Agradeço a vocês e a Deus por esta bela manhã e pela oportunidade de estarmos juntos, mais ainda por ser em um espaço amplo e revitalizado como conseguimos com a reforma da praça”, falou. O vice-prefeito atentou também para a presença dos alunos da Ajadavi (Associação Jacarezinhense de Reabilitação ao Deficiente Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual). “Me emociono com a dedicação da professora [Gislaine Aparecida de Lima] com seus alunos, traduzindo o Hino Nacional e todo o cerimonial. Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”, concluiu.

O departamento de Esportes colocou toda a sua equipe à disposição do dia de atividades. Em todo o canto da cidade, via-se os pontos amarelos de exercício físico (cada monitor usava uma camiseta amarelo ouro). Na praça mesmo, o pula-pula ficou montado o dia todo para as crianças que quisessem brincar. Nos bairros e demais repartições públicas, também foram realizadas atividades que serão adicionadas e contabilizadas no momento do envio de nossas estatísticas.

Só no Paraná, foram 5.200.000 pessoas participando no ano passado. Pelo fato de ser uma unidade regional, o SESC Jacarezinho também envia funcionários seus para atender as cidades da região. Compareceram ainda à Praça Rui Barbosa a secretária de Educação Laura Lemos Gomes do Amaral, a diretora de Esportes Nilda Graciliano, o vereador Wilson Ferreira, integrantes das Academias da Terceira Idade (ATIs), acadêmicos de Educação Física, crianças de EMEIs, integrantes da sociedade civil, servidores municipais, autoridades políticas municipais, o subtenente William Aguiar, com seus atiradores do TG 05-007, assim como o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Angelino Siqueira acompanhado do sargento Coelho. Muita gente que passava pelo local para ir trabalhar também aproveitou para fazer sua cota de exercício e dar sua contribuição para a vitória no Dia do Desafio. Atividades vão até as 21h de hoje. Ainda dá tempo de suar a camisa. Pela saúde de seu corpo e por sua cidade.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá nos anos 80 e é difundido pelo mundo pela Tafisa (The Association for International Sport for All) – entidade de promoção do esporte para todos com sede na Alemanha. No continente americano, é realizado pelo Serviço Social do Comércio (SESC) com o apoio da Federação Pan-americana de Esporte para todos (FEPADET), que incentiva a atividade física para melhoria da qualidade de vida.