A prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti participou na tarde de ontem da abertura do I Fórum de Extensão e Cultura da UENP. O evento, organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), tem como o tema “Democracia, diversidade e transformação social”. A última plenária está marcada para as 16h de hoje (25). Na noite de ontem e manhã de hoje, atrações musicais trouxeram ainda mais cultura aos participantes do evento.
De acordo com a organização do Forum, o projeto surgiu de uma “reflexão crítica acerca do papel da universidade pública na consolidação da democracia e na formação de profissionais cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”. O Forum envolveu alunos, professores e funcionários da UENP, além de autoridades e representantes da sociedade civil e de movimentos sociais.
A mesa foi composta ainda pelo professor Doutor Eduardo Rando (Magnífico reitor da Universidade) por Rogério Barbosa Macedo (Pró-reitor de Extensão e Cultura), Décio Sperandio, (representante do Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Alípio Santos Leal Neto), Everton Vargas Pinto (representante da comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Paraná) e Carina Bueno (representante do deputado Ângelo Vanhoni).
Entre outras coisas, Tina Toneti falou sobre o Forum e as discussões acerca do tema. “Melhor será se conseguirmos transcender os muros da universidade e fazer com que a cultura tenha um caminho de mão dupla entre a academia e a comunidade. Aí sim, creio que tenhamos atingido plenamente os objetivos da democratização cultural”, sugeriu.
O professor Rogério Macedo falou da difícil missão de disseminar a cultura em nossa região. “Historicamente temos uma região com IDH menor que a média do Estado e índice de analfabetismo maior que a média do Paraná. Há poucos anos que pudemos enxergar mudanças e melhorias. É desafio ainda maior”, disse Macedo, que agradeceu a sua equipe (Proec), considerando o numero de etapas a serem vencidas para que um evento deste porte (unindo três campi da UENP e com dois dias inteiros de atividades) pudesse ser realizado.
O reitor Eduardo Rando salientou o apoio e esforço da prefeita Tina para com todas as atividades relacionadas à Universidade, chamando-a de 'professora Tina'. Rando falou ainda o seu papel como reitor e, portanto, gestor universitário é construir uma política de ampliação da extensão universitária. “Nosso compromisso é conseguir fontes permanentes de financiamento para viabilizar os bons projetos”, finalizou.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.