O prefeito

Publicado em: 25/05/2011 10:49 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Alunos lotam auditório para I Forum de Extensão e Cultura da UENP

A prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti participou na tarde de ontem da abertura do I Fórum de Extensão e Cultura da UENP. O evento, organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), tem como o tema “Democracia, diversidade e transformação social”. A última plenária está marcada para as 16h de hoje (25). Na noite de ontem e manhã de hoje, atrações musicais trouxeram ainda mais cultura aos participantes do evento.
De acordo com a organização do Forum, o projeto surgiu de uma “reflexão crítica acerca do papel da universidade pública na consolidação da democracia e na formação de profissionais cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”. O Forum envolveu alunos, professores e funcionários da UENP, além de autoridades e representantes da sociedade civil e de movimentos sociais.
A mesa foi composta ainda pelo professor Doutor Eduardo Rando (Magnífico reitor da Universidade) por Rogério Barbosa Macedo (Pró-reitor de Extensão e Cultura), Décio Sperandio, (representante do Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Alípio Santos Leal Neto), Everton Vargas Pinto (representante da comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Paraná) e Carina Bueno (representante do deputado Ângelo Vanhoni).
Entre outras coisas, Tina Toneti falou sobre o Forum e as discussões acerca do tema. “Melhor será se conseguirmos transcender os muros da universidade e fazer com que a cultura tenha um caminho de mão dupla entre a academia e a comunidade. Aí sim, creio que tenhamos atingido plenamente os objetivos da democratização cultural”, sugeriu.
O professor Rogério Macedo falou da difícil missão de disseminar a cultura em nossa região. “Historicamente temos uma região com IDH menor que a média do Estado e índice de analfabetismo maior que a média do Paraná. Há poucos anos que pudemos enxergar mudanças e melhorias. É desafio ainda maior”, disse Macedo, que agradeceu a sua equipe (Proec), considerando o numero de etapas a serem vencidas para que um evento deste porte (unindo três campi da UENP e com dois dias inteiros de atividades) pudesse ser realizado.
O reitor Eduardo Rando salientou o apoio e esforço da prefeita Tina para com todas as atividades relacionadas à Universidade, chamando-a de 'professora Tina'. Rando falou ainda o seu papel como reitor e, portanto, gestor universitário é construir uma política de ampliação da extensão universitária. “Nosso compromisso é conseguir fontes permanentes de financiamento para viabilizar os bons projetos”, finalizou.