Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 16/05/2011 13:55 | Autor: Alfredo Jorge / Rômulo Madureira / Departamento de Comunicação

Agência do Trabalhador e Senai iniciam curso de Operador

Teve início no final da última semana o curso de operador de máquinas de costura, um dos vários cursos que a Prefeitura Municipal de Jacarezinho oferta em parceria com o Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (SENAI) visando a qualificação da mão de obra. O curso vai até dia 21 de julho, com duração de 200 horas. O curso está sendo ministrado na sala de costura do Provopar.
A gerente da Agência do Trabalhador Salete Schuminski Ribeiro salienta que “além de aulas práticas de reconhecimento e utilização das máquinas de costura reta, overloque, interloque e galoneira, as alunas terão também a parte teórica e ainda noções de saúde e segurança no trabalho, relações interpessoais, educação ambiental, produtividade e relações de trabalho e mercado de trabalho”, enumera. “Como se pode ver é um curso holístico, que abrange todas as demandas da profissão”, fala. “Aproveito Também para informar que hoje pelo SENAC, teremos a abertura do Curso de Técnicas Básicas de Serviços de Garçom, que vai até sexta, dia 20 de maio, das 19h às 10h, nas próprias dependências do SENAC Jacarezinho”, finaliza Salete.
Já no próximo dia 18, quarta-feira, acontece a abertura do Curso de Informática pelo SENAI, em Santo Antonio da Platina. Todos os cursos são gratuitos e no caso dos realizados na cidade vizinha, o transporte é gratuito. Fizeram a abertura oficial dos trabalhos a própria Salete, além da coordenadora do Senai, Luiza Ribeiro Medeiros. Luiza abordou a preocupação com o estabelcimento de uma articulação entre o trabalho, educação e o desenvolvimento. “O caminho para isso passa todo pela qualificação profissional, voltada para a formação integral do trabalhador, sua inclusão social e a obtenção de emprego e trabalho”, concluiu Luiza.
Dentro desta política, no início de 2011, a prefeita Valentina Toneti dobrou o investimento em relação ao ano passado. Em 2010, foram R$45 mil injetados no setor pelo poder público, saltando para R$90 mil neste ano. Com a geração de empregos aquecimento da Economia, mais jacarezinhenses adquirem poder de compra. Neste ano, são 430 vagas ofertadas (210 no SENAI e 220 no SENAC). A Agência do Trabalhador fica na rua Antonio Lemos, 916 (colado com a Secretarias da Agricultura e de Indústria e Comércio) e atende das 8h às 11h e das 13h às 16h30.