O prefeito

Publicado em: 13/05/2011 18:21 | Autor: Alfredo Jorge / Rômulo Madureira / Departamento de Comunicação

Prefeita assina abertura de licitação da Zona Azul

Como já foi divulgado, Jacarezinho adotará o sistema do cartão rotativo, conhecido como “Zona Azul”. A medida vai amenizar o problema do trânsito na região de maior comércio da cidade. A abertura da licitação para a empresa que será contratada para fornecimento de pessoal para prestação de serviços foi assinada ontem pela prefeita Tina Toneti.
A empresa que ganhar o processo licitatório terá que disponibilizar e pagar os salários 10 agentes de estacionamento, um supervisor e um fiscal de rua. Os recursos são livres, não provenientes, portanto, de finanças da União. Contrato com a terceirizada tem duração de sete meses. A firma que apresentar melhor preço também ficará responsável em pintar as faixas e colocar as placas.

Detalhes

A área de abrangência e valor da Zona Azul também já estão definidos. Será cobrada a taxa de R$1 por hora para os motoristas que pararem em três quadras da rua Paraná (da esquina do Banco do Brasil até a esquina da Praça Rui Barbosa), duas da rua Coronel Figueiredo, duas da Coronel Alcântara e duas da Coronel Batista (perpendiculares à rua Paraná). Nas ruas Santos Dumont (também perpendicular) e na Costa Júnior (paralela), não haverá a cobrança. O horário de vigência da Zona Azul será das 8h às 18h em dias úteis e aos sábados até ao meio-dia.

Segundo dados de 2009 do Departamento de Trânsito do Paraná, Jacarezinho tem cerca 14.299 veículos cadastrados (contando motocicletas, caminhões, carros, caminhonetas). Com aproximadamente 39 mil habitantes, a estatística da cidade fica próxima a um carro para cada dois habitantes.